Pesquisa aponta crescimento de 0,3% na produção industrial Fonte: Agência IBGE notícias

icone-whatsapp
Agência Assembleia
05/07/2022 17h51

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção da indústria brasileira apresentou um crescimento de 0,3% entre abril e maio deste ano. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) divulgada hoje (5). Apesar do crescimento, a produção industrial ainda não conseguiu repor a perda de 1,9% no mês de janeiro.

Comparado com maio de 2021, a indústria cresceu 0,5%. Já na média móvel trimestral, a alta é de 0,4%. O setor também ainda está 1,1% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 17,6% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011.

A pesquisa analisou, ainda, que de abril para maio, entre as atividades industriais pesquisadas tiveram alta na produção, com destaque para máquinas e equipamentos (7,5%), veículos automotores, reboques e carrocerias (3,7%), produtos alimentícios (1,3%), couro, artigos para viagem e calçados (9,4%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (5,5%).

Apesar de mostrar um tímido crescimento, a indústria ainda se encontra recuada devido aos fatores que limitam a recuperação das perdas dos anos anteriores, como inflação que reduziu a renda das famílias, aumentando as taxas de juros, encarecendo o crédito e o mercado de trabalho que ainda permanece estagnado.

Os dados revelaram, também, que o setor poderia avançar com mais força, se não fossem as restrições de acesso das empresas a insumos e componentes, além do encarecimento dos custos de produção.


Banner