Histórico da fundação Antônio Dino marca décadas de solidariedade para o Maranhão

icone-whatsapp
Agência Assembleia
06/07/2022 14h46

O Hospital do Câncer Aldenora Bello é considerado precursor e pioneiro no tratamento da doença no Maranhão, com inauguração possivelmente em 1958, com apenas um pequeno escritório, uma sala de Raio-X e uma sala de voluntários que não poderia realizar nenhum tratamento para o  câncer  de forma apropriada na época.

De acordo com a fundação, quando o Dr. Antonio Dino e a Sra. Enide Dino, sua esposa, assumiram a Liga Maranhense e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, respectivamente, iniciaram campanhas de arrecadação de recursos para a construção de um pavilhão para abrigar uma Bomba de Cobalto, aparelho que realiza tratamentos de radioterapia contra o câncer. Após inúmeras dificuldades, em Março de 1976, a Bomba de Cobalto foi instalada. Infelizmente, pouco tempo depois, o Dr. Antonio Dino veio a falecer vítima de uma parada cardíaca no dia 18 de julho de 1976.

Foi então criada a Fundação Antonio Dino com o objetivo de manter o Hospital “Aldenora Bello” em sua missão original de atendendo aos pobres e indigentes sem cobrar por seus serviços. Inúmeras conquistas foram sendo realizadas através de trabalho árduo e o apoio da comunidade.

1º Cirurgia da instituição filantrópica

 Segundo os dados levantados, a  primeira grande cirurgia de câncer no estado foi realizada no Hospital pelos médicos Antonio Augusto Fernandes Ribeiro e Antonio do Espírito Santo Monteiro Neto, no dia 23 de maio de 1978 para tratamento de um câncer de mama. A Dra. Célia Jorge Dino Cossetti, então acadêmica de medicina e futura diretora do Hospital e Presidente da Fundação, foi a instrumentadora desta cirurgia.

O hospital hoje

Atualmente, o Hospital do Câncer Aldenora Bello conta com uma área de 8.145,19m², com 4444,50m² de área construída. Possui 175 leitos de internação, divididos em enfermarias clínica, cirúrgica, pediatria, UTI e apartamentos. Além disso, conta com um serviço de radioterapia e braquiterapia, que está sendo ampliado para duplicar sua capacidade de atendimento neste setor. Possui também um Serviço de Pronto Atendimento exclusivo para pacientes em atendimento oncológico.

Mesmo enfrentando inúmeras dificuldades ao longo de mais de 50 anos, o Hospital do Câncer Aldenora Bello segue em sua missão de prestar atendimento de excelência no tratamento oncológico a todas as pessoas que necessitam de seu atendimento.


Banner