Assembleia realiza testagem de Covid-19 em servidores

icone-whatsapp
Agência Assembleia
11/07/2022 15h12 - Atualizado em 11/07/2022 17h50

Assembleia realiza testagem de Covid-19 em servidores
Teste busca a detecção do material genético do vírus em amostras coletadas nas vias respiratórias por meio de um swab nasal | Agência Assembleia
Foto original

A Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional (DSMO) da Assembleia Legislativa do Maranhão realizou, nesta segunda-feira (11), das 8h às 18h, testagem de Covid-19 nos servidores da Casa. Os testes foram disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Antes de iniciar a testagem, os servidores passaram por uma triagem para monitoramento do seu quadro clínico, que consiste na investigação de sintomas gripais, tais como febre, coriza, tosse e outros referentes à Covid-19. Em seguida, foram encaminhados para a área de testagem.

O teste busca a detecção do material genético do vírus em amostras coletadas nas vias respiratórias por meio de um swab nasal (haste flexível com algodão). Além das sintomáticas, seu uso pode se estender a pessoas sem sintomas, em protocolos de prevenção de transmissão. O método utilizado permitiu o resultado após cerca de 10 minutos.

Segundo a diretora da DSMO, Melina Sá, em decorrência das festas juninas, houve um número crescente de casos em todo o Estado. “Diante desse cenário, a testagem é fundamental para o controle da transmissão do vírus e para garantir a segurança dos servidores, principalmente porque há pessoas assintomáticas testando positivo”, ressaltou.

“Essas ações preventivas são muito importantes para preservar a nossa saúde e evitar o contágio. Mesmo sem sintomas, vim realizar o teste, porque poderia estar com o vírus e transmitindo para as pessoas sem nem imaginar”, afirmou Denis Ferreira, servidor da Casa.

Vacinação

Além disso, amanhã (12), os servidores do Parlamento Estadual com mais de 30 anos poderão se vacinar com a quarta dose da vacina contra a Covid-19 e os de todas as idades com a terceira. Portanto, a testagem também visa evitar que pessoas com o vírus e assintomáticas se vacinem, em conformidade com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 


Banner