Caso da varíola é descartado no Maranhão

icone-whatsapp
Agência Assembleia
11/07/2022 17h23

O Ministério da Saúde informou que o Brasil registra 219 casos confirmados de varíola dos macacos. A totalidade de casos foi contabilizada pela Agência Brasil com base em informações divulgadas também pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro.

De acordo com o Ministério da Saúde, São Paulo lidera com o maior número de casos: 158. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro, que, segundo a Secretaria de Saúde do estado, soma 34 confirmações da doença.

O Ministério da Saúde informa que os outros casos foram registrados nos estados de Minas Gerais (14), Paraná (três), Rio Grande do Sul (três), Ceará (dois), Rio Grande do Norte (dois), Goiás (dois) e Distrito Federal (um).

Já no  Maranhão, a Secretaria Municipal de Balsas, cidade localizada a 810 km de São Luís, estava investigando um caso suspeito da varíola dos macacos (Monkeypox), no caso era hum homem de 38 anos , que chegou na cidade e apresentou sintomas da doença. Ele teria viajado para Brasília e Goiânia e somente uma semana depois procurou ajuda médica, após piora dos sintomas. A Secretaria de Saúde informou que o homem não se enquadra nos critérios epidemiológicos, por isso o casso foi totalmente descartado. Já é o terceiro caso descartado da doença em todo o estado. Até o momento o Maranhão não possui nenhum caso confirmado da doença.

Sintomas da doença

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.

Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

 

 

 


Banner