OMS alerta que pandemia da Covid-19 permanece como emergência internacional

icone-whatsapp
Agência Assembleia
13/07/2022 16h58

Em nota, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, nesta terça-feira (12), que a pandemia da Covid-19 permanece a constituir uma Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional. Segundo o Comitê de Emergência da OMS para a Pandemia, a Covid-19 ainda atende aos critérios de um evento extraordinário que continua a impactar negativamente a saúde da população mundial.

A recente elevação de casos em muitos países em diferentes regiões foi uma das razões para a avaliação. Além disso, a avaliação é que a evolução contínua e substancial do vírus deve continuar de forma imprevisível e que o surgimento e disseminação internacional de novas variantes do SARS-CoV-2 podem apresentar impacto ainda maior na saúde.

O Comitê de Emergência expressou, segundo a nota, “preocupação com reduções acentuadas nos testes, resultando em cobertura e qualidade de vigilância reduzidas, além de menos sequências genômicas sendo submetidas a plataformas de acesso aberto, o que impede as avaliações das variantes atuais e emergentes do vírus e está se traduzindo em menor capacidade de interpretar tendências na transmissão e de ajustes em medidas de saúde pública”.

Mesmo com o alerta em relação à redução dos testes, foi registrado que os casos de Covid-19 relatados à OMS aumentaram 30% nas últimas duas semanas. Esse aumento de casos estaria se refletindo em pressão sobre os sistemas de saúde em várias regiões. Ainda segundo nota, há incertezas sobre o nível de prontidão dos sistemas de saúde já sobrecarregados para futuras ondas.

 


Banner