Período de férias aquece setor do turismo no Maranhão

icone-whatsapp
Fonte: TV Assembleia
13/07/2022 17h16

A pandemia de Covid-19 ainda não acabou, mas já é possível perceber a retomada do crescimento econômico em vários setores, entre eles, o turismo. Muita gente está aproveitando o período das férias para conhecer outras cidades e São Luís está entre os destinos escolhidos.

"A cidade é muito bonita, o Centro Histórico é muito bonito, e é bom conhecer também a história do lugar. Tinha bastante curiosidade", ressaltou Pedro Henrique das Neves ao falar da opção por conhecer a capital maranhense.

São Luís é porta de entrada para outros destinos, como Barreirinhas e os Lençóis Maranhenses, que são uma das rotas favoritas dos turistas.

"Sempre que a gente vai aos Lençóis Maranhenses, a  Barreirinhas, a gente para em Sao Luís, porque é uma viagem 'puxada', e a gente aproveita para turistar. Mas,. A nossa escolha tem muito a ver com a nossa próxima viagem", observa a turista Marisa Leal Bayerkin.

"A gente vai conhecer os Lençóis Maranhenses. E uma vontade grande, um sonho que eu tenho, de vir aqui e ir lá visitar", relatou Daniela Gomes.

O aquecimento do setor coincide com as festas juninas, as férias escolares de julho e também é reflexo da flexibilização das normas sanitárias e do avanço da vacinação contra a Covid-19.

"A gente começou a ter um crescimento em julho do ano passado, quando as coisas amenizaram e a covid diminuiu. E a gente chama a atenção que foi a vacina que fez com que amenizasse mais os casos", destacou Jansen Santos, empresário do setor.

E nada melhor do que uma festa, como o São João, para atrair os visitantes. Este ano, serão dois meses de festança. Nos primeiros 30 dias do período, segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abras), houve um aumento de 40% na movimentação de clientes.

E os números são positivos. As festas juninas já geraram R$ 46 milhões para a economia maranhense só com o turismo no período. São Luís recebeu mais de 129 mil visitantes e a expectativa é que esse número aumente três vezes mais durante as férias.

"Isso tem movimentado fortemente a economia, empregando, dando trabalho e gerando renda. Todo o setor produtivo do turismo está ganhando muito. Os hotéis lotados; não há, aos finais de semana, carros para locação. Todos estão trabalhando e ganhando, repito, e muito", afirmou o secretário de Estado de Turismo, Paulo Matos.

 


Banner