Biblioteca Pública Benedito Leite guarda acervo secular

icone-whatsapp
Fonte: TV Assembleia
14/07/2022 18h40

Criada em maio de 1831 ocupando há décadas prédio de estilo neoclássico no Centro de São Luís, a Biblioteca Pública Benedito Leite reúne histórias raras conservadas durante os seus 191 anos. O espaço abriga um acervo raro que, muitas das vezes, precisa ser manuseado com luvas, tal a importância das obras.

“A biblioteca já atingiu, através de toda a sua construção de sua história, um patamar nacional muito bom. Hoje, ela está entre as 15 mais bonitas bibliotecas do Brasil. Eu acho, particularmente, a mais bonita. Estamos entre as 10 maiores bibliotecas públicas e entre as cinco mais modernas do país”, destacou a diretora da Biblioteca Pública Benedito Leite, Aline Nascimento.

A Biblioteca Benedito Leite é a segunda mais antiga do Brasil. Possui em seu acervo cerca de 140 mil obras, nacionais e estrangeiras. No espaço, encontra-se ainda a coleção mais completa de jornais maranhenses.

A coleção é guardada em um cofre, que dona Rosa Weber, funcionária mais antiga da Casa, tem prazer em mostrar e em enaltecer o acervo raro, armazenado em ambiente protegido contra fungos ou qualquer ação do tempo que possam danificá-lo.

“Nós encontramos aqui todas as edições do Diário Oficial, com leis e decretos, tanto que quando o pessoal vai se aposentar vêm procurar aqui. Temos o Jornal Pequeno, Jornal O Estado do Maranhão, que antigamente era o Jornal do Dia, e O Imparcial”, detalha Rosa Weber.

Entre vários serviços, a Biblioteca Benedito Leite oferece visitas guiadas, empréstimo domiciliar, além de possuir vasta programação para todos os públicos, incluindo o infantil. “Nós coordenamos o Escritório de Direitos Autorais, fazendo o registro de músicas, de obras intelectuais. Coordenamos o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, e de 2017para cá foram mais de 100 bibliotecas públicas abertas no estado, sendo o estado que mais abriu espaços desse tipo nesse período. Temos Telecentro, para as pessoas que não têm acesso à internet ou computador em casa”, elencou Aline Nascimento.

Os usuários elogiam o espaço. “Essa biblioteca é um lugar especial para mim, porque, infelizmente, hoje em dia o livro custa caro e aqui é um local que eu tenho para estudar, pesquisar, de forma gratuita”, declarou a estudante Mailsa Pires.

“Senti muita curiosidade na hora que eu fui pegar esse livro que é totalmente diferente, achei bem interessante, desde a cor do papel, e a forma como eles se expressavam e é uma coisa que  a gente não vê todo dia. Gostei bastante, foi uma experiência bem legal”, afirmou a estudante Valéria Sá.

Parte do acervo existe pelas doações de instituições e pessoas físicas, os chamados amigos da biblioteca, que serão homenageados por terem contribuído para o fortalecimento das ações e da história do espaço. “São 27 homenageados, como por exemplo categorias ex-diretor, leitor padrão, usuário-pesquisador, escritor parceiro. Enfim, é uma forma de reconhecer essa parceria, porque a gente não faz nada sozinho, e precisamos trabalhar em equipe. Todas essas pessoas, todas essas instituições fazem parte da família Biblioteca Pública Benedito Leite”, assinala Aline Nascimento


Banner