É preciso atenção redobrada durante o lazer em praias

icone-whatsapp
Fonte: TV Assembleia
14/07/2022 18h41

O período de férias começou e, em São Luís, ir à praia é sempre uma boa opção de diversão com a família. Mas, é preciso atenção. No mar, qualquer descuido, pode ser grave. Há sempre risco de afogamento, principalmente para crianças.

Na capital maranhense, o nível da variação da maré aumenta o perigo aos banhistas. Por isso, de acordo com o Corpo de Bombeiros, é preciso atenção redobrada durante o lazer na orla. A ação dos guarda-vidas nas praias de São Luís tem sido essencial para a proteção e orientação dos banhistas.

Em 2021, além das abordagens preventivas, os bombeiros realizaram 34 resgates de afogamento e localizaram 37 crianças perdidas. Ao todo, quatro pessoas morreram nas praias de São Luís.

Em 2022, o Corpo de Bombeiros registrou um óbito por afogamento em praias de São Luís. “A orientação que os Bombeiros passam, em regra geral, serve para qualquer meio aquático. As crianças nunca devem tomar banho de rio, de mar, sozinhas e, sempre, na proximidade de um braço, para em caso de perigo, segurá-la”, observa o coronel Célio Roberto, comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão.

E complementa: “A regra que nós sempre colocamos de ‘água no umbigo, sinal de perigo’, se aplica para o adulto. Para a criança, não se aplica, e ela deve estar em área bem rasa”.

A dica também vale para os adultos: saber nadar, não significa que está afastado o risco de afogamento. “As estatísticas apontam que as pessoas que mais se acidentam, que mais se afogam são aquelas que sabem nadar. Porque a praia não é um local apropriado para prática de natação, e a gente sempre orienta isso por conta da variação das marés. Ao ingerir bebida alcóolica não se deve entrar no mar, nem tampouco após se alimentar. Com o estômago cheio, os reflexos ficam mais lentos e, de repente, pode acontecer um acidente”, ressalta o comandante do Corpo de Bombeiros do Maranhão.


Banner