Operações desenvolvidas pela Força Nacional combaterá incêndios florestais e queimadas no Amazonas

icone-whatsapp
15/07/2022 17h36 - Atualizado em 15/07/2022 17h38

Fonte: Agência Brasil

Segundo portaria publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (15), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou o apoio dos militares para combater os incêndios florestais e as queimadas nos municípios de Humaitá, Lábrea e Novo Aripuanã, no Amazonas.

As ações da defesa civil na proteção do meio ambiente estão no âmbito da Operação Guardiões do Bioma 2022, no período de 15 de julho a 15 de novembro deste ano. A Força Nacional atuará, também, nos serviços de preservação da ordem pública e da segurança das pessoas e do patrimônio.

Planejamento

A portaria diz, ainda, que o contingente a ser disponibilizado, obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública do MJSP.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o incêndio florestal pode ser entendido como todo fogo sem controle que incide sobre qualquer forma de vegetação e sofre forte influência das condições atmosféricas locais. Sendo suas principais causas a negligência humana intencional ou naturais.


Banner