Pediatra orienta como tratar e quando procurar atendimento nos casos de Covid-19 em crianças

icone-whatsapp
19/07/2022 15h12

Fonte: TV Assembleia
 

Em todo o país, é grande a incidência de casos de Covid-19 entre crianças de todas as idades, principalmente infectadas com as novas cepas, que são mais contagiosas e cujos casos vêm aumentando em diversas regiões, a exemplo do Nordeste.

A pediatra Juliana Lacerda, do Hospital e Maternidade Natus Lumine, alerta que é hora dos pais redobrarem os cuidados de prevenção. Segundo ela, a maneira de se evitar a doença continua sendo as mesmas – uso de máscara, lavagem de mãos ou asseio com uso de álcool em gel e evitar aglomerações.

Alerta, ainda, que quando a criança tiver alguém da família com sintomas gripais em casa, evitar levá-la para a escola ou, se estiver de férias, evitar sair para brincar, pois a criança pode se tornar um vetor de transmissão e contaminar outras pessoas, mesmo que esteja assintomática.

A médica lembra que a Covid-19 é uma doença viral e que os sintomas podem ser diferentes em cada criança. Entre os mais comuns estão a tosse, coriza, febre e diarreia.

“O tratamento consiste em acompanhar o quadro clínico de cada criança. Tratar o que aparecer como sintoma, seja tosse, febre, coriza, que são os mais comuns, entre outros indícios comuns em quadros de viroses. Outras medidas indicadas durante o tratamento são o repouso e a hidratação. Porém, se no decorrer do tratamento, a criança apresentar algum sinal preocupante, como dificuldade respiratória, então a indicação é procurar o médico e um pronto-atendimento o quanto antes, pois o quadro pode se agravar”, explica ela.

 


Banner