Lançado edital do Prêmio Fapema 2022

20/07/2022 15h11 - Atualizado em 21/07/2022 09h38

Fonte: TV Assembleia

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) divulgou o edital relativo ao Prêmio FAPEMA 2022, vinculado à linha de ação “Popularização da Ciência”.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 19 de agosto e a solenidade está prevista para acontecer no dia 07 de dezembro no Teatro Arthur Azevedo.

A solenidade existe desde 2005 e tem como objetivo evidenciar a produção científica do Maranhão e reconhecer o trabalho de seus atores, através da entrega de um troféu e de uma premiação em dinheiro para pesquisadores, inovadores e comunicadores em diversas categorias.

O tema do prêmio deste ano é “Cientistas do território maranhense” e vai homenagear  três grandes cientistas com contribuições de destaque para o estado. Após a análise de mais de 2 mil sugestões sugestões da comunidade acadêmica, foram definidos os homenageados Francisco Limeira de Oliveira (UEMA), José Manuel Rivas Mercury (IFMA) e Luiz Alves Ferreira (UFMA). “A nossa diretriz na FAPEMA é contemplar todas as instituições em nossos editais e promover a interiorização de nossas ações e isso também se reflete no Prêmio”, destacou o presidente André Santos.

Nesta edição serão premiadas 52 pessoas, distribuídos nas categorias de Pesquisador Júnior (Estudante de Ensino Médio), Jovem Cientista (Estudante de Graduação), Dissertação de Mestrado , Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica, Popvídeo Ciências e Prêmio Homenagem Especial Fapema. Além do troféu e do certificado de premiação, cada premiado vai receber uma quantia de dinheiro, que varia de R$ 1.250,00 a R$ 10.000,00, dependendo da categoria pela qual concorreu, totalizando R$ 216 mil em premiações.

Inscrições

Para se inscrever, o candidato deve realizar a submissão online da sua proposta e dos documentos necessários através da plataforma patronage da FAPEMA (http://patronage.fapema.br/).

Cada categoria possui alguns critérios de elegibilidade próprios, como a obrigatoriedade de cadastro na plataforma Patronage e a inserção do Currículo Lattes atualizado do candidato e do orientador (quando houver). Para saber mais, o edital encontra-se disponível no site oficial da Fundação (http://fapema.br).