Correios incentiva o uso de Libras no atendimento

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Fonte: TV Assembleia
04/08/2022 14h53 - Atualizado em 09/08/2022 16h02

 

A servidora Vilma Cardoso trabalha em uma agência dos Correios em São Luís há 12 anos. Depois de um certo tempo, ela assumiu o posto de gerente e percebeu a necessidade de aperfeiçoar o atendimento ao público. Para isso ela aprendeu a se comunicar com pessoas surdas. Decidiu, então, fazer o curso de Libras.

“Eu percebi que, o atendimento, vinham muitas pessoas surdas receber correspondências, encomendas, pegar informações. Sentia que não conseguia atender dentro das necessidades deles. Então, comecei a fazer o curso, online, me aprofundei um pouco. Quando entrei para esta agência do Maiobão, onde tem muitas pessoas surdas, e meu atendimento é no guichê de prioridades, entrei no curso do CAIS, básico e presencial, e vi que ali eu me encontrei, para poder atender meus clientes”, relatou Vilma Cardoso.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de pessoas com deficiência auditiva no Brasil ultrapassa os 10 milhões, equivalente a 5% da população. Para a maior parte das pessoas surdas, a comunicação só é possível por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

No Brasil, há 20 anos, houve o reconhecimento de Libras, através de lei (nº 10.436/2002), como meio legal de comunicação e expressão. As agências dos Correios estão incentivando o uso de Libras no atendimento, importante para inclusão social e, também, uma questão de cidadania.

“Temos ofertado pela empresa desde 2011, um curso disponível na plataforma online da empresa e do qual mais de 27 mil funcionários já participaram. Esse curso tem por objetivo estabelecer uma iniciação a Libras, que serve de incentivo a muitos para se especializar”, declarou o superintendente dos Correios no Maranhão, Jodair Bernardes de Almeida.

O curso de Libras está no curso dos com maior adesão de funcionários da instituição. “Me sinto lisonjeada, fico grata e satisfeita em saber que pude atender da forma mais precisa, que eu consegui chegar naquele ponto”, destaca a servidora Vilma Cardoso.

Para quem é acostumado a usar os serviços dos Correios, a garantia de um atendimento acessível a todos é de extrema importância.


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