Anvisa prorroga importação de radiofármacos

Agência Assembleia
10/08/2022 14h29

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade referendo sobre a prorrogação, em caráter “temporário e excepcional”, da importação de radiofármacos visando minimizar a escassez e suprimir a demanda desses compostos no país. A decisão pela aprovação foi tomada nesta terça-feira (9) durante a 14ª Reunião da Diretoria Colegiada.

Ao iniciar a leitura do relatório, o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, lembrou que a matéria trata de critérios e procedimentos excepcionais de importação em virtude de riscos de desabastecimento no mercado nacional. Segundo ele, o mercado no Brasil ainda é restrito e há constatação de falta de radiofármacos.

Assim sendo, o presidente afirmou que as autoridades envolvidas pediram à agência apoio para a mitigação do impacto dessa situação. Ele lembrou, ainda, que essa medida vem sendo reiteradamente prorrogada, enquanto a indústria nacional não se vê preparada para dar conta da demanda.

Durante a explanação, Torres destacou que cabe ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) informar a Anvisa sobre a eventual normalização do mercado, o que, até o momento, não ocorreu. Por esse motivo, a importação é o meio encontrado para minimizar a escassez e suprimir a demanda, com vistas à contenção da situação de desabastecimento iminente em nosso país.