Na cidade de Pinheiro, MPMA participa do lançamento da Patrulha Maria da Penha

icone-whatsapp
Fonte: MPMA
15/08/2022 15h29

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) participou nesta sexta-feira (12), em Pinheiro, da solenidade de lançamento e implantação da Patrulha Maria da Penha, que faz parte da programação do Agosto Lilás. A solenidade foi organizada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, Comando Geral da Polícia Militar, Coordenação Estadual das Patrulhas Maria da Penha e o Comando do 10º Batalhão da Polícia Militar de Pinheiro.

O Centro de Apoio Operacional de Enfrentamento à Violência de Gênero (CAO Mulher) do MPMA tem parceria com a Polícia Militar, por meio da qual incentiva membros do MPMA a realizarem Acordos de Não Persecução Penal cujas doações servem para equipar unidades da Patrulha Maria da Penha nos municípios.

Segundo a coordenadora do CAO Mulher, a promotora de justiça Sandra Fagundes Garcia, a partir desses acordos já foram instaladas várias patrulhas no interior do estado, como em Santa Inês, Balsas, Açailândia e Itapecuru-Mirim. “Neste mês já tivemos em Pedreiras e agora em Pinheiro. Ainda este mês teremos em Bacabal. E em setembro, Barra do Corda e Presidente Dutra”, informou a promotora de justiça.

Com os acordos de não persecução, a PMMA recebe equipamentos, como computador, impressora, celular e scanner. Segundo Sandra Garcia, a polícia se compromete a indicar o efetivo policial, fazer o treinamento e a plotagem da viatura.

Ainda em Pinheiro, a promotora Sandra Garcia ministrou a aula inaugural do 1º Grupo Reflexivo para Homens do município e proferiu palestra para capacitação do batalhão que vai atuar na Patrulha Maria da Penha. Ambas as atividades ocorreram na quarta-feira (10).

Também na região da Baixada Maranhense, o CAO Mulher coordenou outras ações nesta semana. Na tarde do dia 10, a coordenadora do Centro de Apoio participou, em Cedral, de uma reunião para o fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência de Gênero. O evento se repetiu no dia seguinte em Santa Helena, com participantes da própria cidade e de Turiaçu e Turilândia.


Banner