Iniciativa da ONU oferece curso de integridade e anticorrupção

icone-whatsapp
Agência Assembleia
16/08/2022 14h43

O Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil realiza na próxima terça-feira (16) o primeiro módulo do curso Anticorrupção e Cadeia de Valor, voltado para empresas de pequeno e médio portes. Em formato on-line, o curso será realizado das 19h às 21h.

Estão programados mais dois módulos, nos dias 18 e 23 deste mês, no mesmo horário. O curso pretende oferecer um treinamento de integridade e anticorrupção, alinhado ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU número 16, que trata de instituições mais íntegras e transparentes.

Segundo a coordenadora do curso, Juliana Breno, líder do projeto Cadeia de Valor do Pacto Global e Regional Compliance Officer da Schneider Electric para América do Sul, o objetivo é influenciar a cadeia de valor para intensificar a conscientização sobre os riscos e as mazelas de realizar negócios que não são limpos.

De acordo com Breno, o objetivo é prático: “É demonstrar para essas empresas que elas não precisam ser empresas grandes, mas precisam ter esses princípios muito arraigados, e nós vamos mostrar como você consegue fazer isso de maneira simples”. O módulo da terça-feira vai tratar do tema Desmistificando o duo diligence.

“É uma avaliação de risco reputacional, preventiva, para saber com quem a empresa está se relacionando”, disse Juliana destacando que o intuito é não é informar uma lista de coisas que a empresa deve fazer. “É uma espécie de diga-me com quem andas para ver se eu vou junto”, explicou, brincando.

Entre os instrutores, o curso contará com Márcio Campanelli, executivo de governança e compliance, consultor e membro independente de comitês da área; Renata Ferreira, engenheira de produção e gerente de Integridade Corporativa na Eletrobras; e Marcos Rossa, gerente de Compliance da Cushman & Wakefield para a América do Sul.


Banner