Volume de droga aprendida dobrou no 1º semestre, em relação ao mesmo período de 2021

Fonte: TV Assembleia
18/08/2022 16h38 - Atualizado em 22/08/2022 16h44

O uso exagerado de drogas pode levar o usuário a óbito, a curto ou longo prazo. Além disso, o convívio social do usuário fica prejudicado, impossibilitando, muitas vezes, que consiga trabalhar ou viver em família. No Maranhão, a apreensão de drogas registrou aumento de 115% no primeiro semestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com dados da Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Senarc), foram apreendidos 396 kg de entorpecentes diversos em 2022. “Esse impacto foi bastante positivo. A gente conseguiu tirar de circulação quase 400 kg de drogas, especificamente maconha, cocaína, crack, nesse primeiro semestre”, destacou o superintendente da Senarc, delegado Ederson Martins.

Segundo relatório do escritório das Nações Unidas sobre drogas e crimes, cerca de 284 milhões de pessoas, na faixa etária entre 15e 64 anos, usaram drogas em 2020, o que representa 26% a mais do que o total de 10 anos antes.

Fatores relacionadas à droga são precursores de grande parte dos problemas que ocorrem na sociedade. A droga é causadora de conflitos familiares, instabilidade profissional, além de ter relação direta na saúde dos usuários e, consequentemente, na saúde pública.

“Esse trabalho de apreensão melhora não só o lado social, porque vai diminuir a droga em circulação, não só na capital, mas em todo o estado, e também diminui o poder aquisitivo dessas organizações criminosas e deixa de alimentar outros crimes, tendo em vista que o tráfico de drogas a gente considera como mola propulsora de outros crimes existentes no nosso meio social”, declarou o delegado Ederson Martins.