Abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência na Apae de São Luís

icone-whatsapp
Agência Assembleia
23/08/2022 14h47

Um desfile composto por 265 alunos da Escola Eney Santana e também adultos atendidos pela APAE de São Luís marcou a abertura da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022; que acontece até o dia 28.08 com uma ampla programação.

“Superar Barreiras para Garantir a Inclusão” é o tema desse ano da campanha desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), e visa dar visibilidade às causas em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Diariamente esse público que responde por um enorme contingente no país ainda sofre com ações de discriminação, e convivem com barreiras físicas ou sociais que impedem a pessoa com deficiência de vivenciar sua cidadania com plenitude.

O Secretário Carlivan Braga, da Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência (SEMEPED) participou da solenidade de abertura da Semana na sede da APAE de São Luís e ressaltou a relevância do trabalho das APAES:

“As APAE do país estão de parabéns por trazer essa temática tão importante. Ainda são inúmeras as barreiras que precisamos superar para ter a inclusão de fato e não só na teoria. As pessoas com deficiência querem ser produtivas, só precisam de oportunidades. Instituições como a APAE de São Luís fazem um trabalho relevante não apenas na área da educação, mas também promovem o desenvolvimento e a inclusão das pessoas com deficiência através do esporte e da cultura, além do envolvimento de suas famílias em ações de saúde e assistenciais” disse o Secretário. 

Antes do desfile que abriu a programação oficial da Semana, o presidente da APAE de São Luís Sebastião Vanderlaan Rolim deu as boas- vindas a todos e ressaltou o compromisso da entidade na campanha deste ano, que visa enfatizar a necessidade do maior empenho de toda a sociedade na luta pela eliminação de diversas barreiras, para garantir a plena inclusão das pessoas com deficiência na sociedade.

“Com muito orgulho os 256 alunos da Escola Eney Santana desfilaram abrindo a programação. Eles foram organizados em pelotões, apresentando o trabalho desenvolvido pela instituição que há 51 anos tem transformado vidas e merece essa visibilidade. Mas é preciso apoio de toda a sociedade para derrubarmos barreiras arquitetônicas, sociais, comportamentais e comportamentais que impedem a plena cidadania das pessoas com deficiência. É um dever de todos nós, convidamos a sociedade a se engajar na programação dessa Semana para conhecer mais sobre essa causa”, conclamou o Presidente da entidade.


Banner