Juízes e juízas discutem temas preparatórios para as eleições 2022

Fonte: TRE-MA
30/08/2022 17h32

Total de 105 juízes e juízas eleitorais e mais os 40 que atuarão como presidentes de juntas especiais se reuniram com os desembargadores Angela Salazar e José Luiz Almeida, presidente e corregedor, para tratar sobre os preparativos das eleições 2022.

Essa foi a primeira reunião presencial entre as autoridades, realizada na Sala de Sessões (auditório Ernani Santos) da sede do Regional.

Abrindo os trabalhos, a desembargadora Angela Salazar lembrou que no ano em que a Justiça Eleitoral completa 90 anos, serão eleitos, no dia 2 de outubro, deputados federais, deputados estaduais, senadores, governadores e presidente. Portanto, o desafio não é só livrar de vícios o processo eleitoral pela qual a vontade soberana da cidadã e do cidadão maranhense se manifesta, mas também de garantir a verdade eleitoral, a paz e a segurança com observância por inteiro a normativo constitucional e infraconstitucional, com fase demarcada em calendário.

Com relação à desinformação, lembrou que estamos vivendo um período desafiador com falseamento da verdade e de fake news, contudo o que desnuda a desinformação é a informação correta. “Somos poucos para enfrentar esse fenômeno, mas somos muitos para combatê-lo, porque estamos unidos com nossos parceiros: o Ministério Público Eleitoral, Inteligência da Polícia Federal, a ABIM, polícia civil e da polícia militar para tal fim, garantindo assim os direitos fundamentais da cidadã e do cidadão maranhense, bem como a estabilidade das instituições democráticas”.

A presidente finalizou dizendo que “o compromisso no ano em que se comemora o nonagésimo aniversário da Justiça Eleitoral é assegurar que os resultados das eleições de 2022 correspondam exatamente à vontade soberana da eleitora e do eleitor maranhense”.

Já o desembargador José Luiz de Almeida colocou a Corregedoria à disposição dos juízes e juízas, enaltecendo o papel primordial de cada um, lembrando que o (a) magistrado (a) é um dos atores principais desse processo e que a força da dignidade e a história deverá contribuir para que possam realizar uma eleição onde a vontade do eleitor depositada na urna apareça definitivamente em forma de resultado.