Exposição celebra o biocentenário da obra de Maria Firmina dos Reis

icone-whatsapp
Agência Assembleia
31/08/2022 15h12

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) organizou uma exposição para celebrar o biocentenário da romancista, professora e musicista Maria Firmina dos Reis, considerada uma das personalidades mais importantes da literatura nacional.

Documentos históricos e peças raras ajudam a traçar um perfil da trajetória de Maria Firmina dos Reis, célebre pelo pioneirismo de suas contribuições à vida literária brasileira. Nascida no século XIX, Firmina se destacou no mundo das letras desde muito jovem. Seu romance, ‘Úrsula’, tornou-se o primeiro livro da história do país escrito por uma mulher.

No Maranhão, suas contribuições estiveram presentes na elaboração de antologias, na imprensa local e na composição de trabalhos musicais. Como professora, colaborou com ensino misto de meninos e meninas, em gesto inédito para a cultura escolar da época. O teor de seus textos ao longo dos anos, representaram uma aproximação com o ideário das lutas feministas, ainda no início, no Brasil. Sua postura também reforçou o papel de negros e mulheres na vida intelectual da sociedade.

A amostra iniciou desde o início do mês de agosto, e está sendo realizada no auditório do Centro Administrativo do Poder Judiciário, na rua do Egito, no Centro Histórico de São Luís, onde inclui um vasto acervo, auxiliado pela tecnologia, para a reconstituição dos bastidores do cotidiano da escritora.

 

 

 

 

 

 

 


Banner