Livro reúne artigos sobre a produção estatística do país

icone-whatsapp
Agência Assembleia
01/09/2022 16h33

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou, na Biblioteca Nacional, o livro “As Estatísticas nas Comemorações da Independência do Brasil”, que reúne artigos sobre a produção estatística do país desde o primeiro Censo Demográfico do Brasil, em 1872, passando pelo Centenário e pelo Sesquicentenário da Independência do Brasil.

A obra foi organizada pelo historiador oficial do órgão, professor Nelson Senra. O presidente do IBGE, Eduardo Rios Neto, disse que a publicação traça a história do bicentenário sob o ponto de vista da estatística. “A ideia é que o Bicentenário da Independência seja uma data estruturante para o IBGE no que tange à história das estatísticas”, expôs o presidente.

Em outubro, o IBGE vai lançar um site lúdico, destinado ao público leigo e alunos do ensino médio, sobre o Bicentenário da Independência do Brasil, com uma linha do tempo que cobre o Brasil de 1822 a 2022. “Faremos também o lançamento de um almanaque dos censos brasileiros, em outubro. Essas duas coisas já estão praticamente prontas”, informou.

Uma terceira fase alusiva ao bicentenário será elaborada em conjunto com associações científicas e pretende contar a história desses 200 anos focada em fatos importantes. “A ideia é focar em fatos, minimizando a interpretação, que é do usuário. Essa é a terceira fase do projeto”, adiantou Rios Neto, destacando que o objetivo é tornar esse produto permanente.

O professor Nelson Senra, pesquisador aposentado do IBGE e responsável pela organização do livro, destacou que o instituto sempre esteve presente nos grandes eventos nacionais, como nos 50 anos de Brasília, nos 500 anos do descobrimento do Brasil, no centenário da imigração japonesa e, agora, no Bicentenário da Independência.


Banner