Guarnicê de Cinema oferecerá cursos gratuitos de crítica, direção e desenvolvimento de jogos

Fonte: UFMA
05/09/2022 16h19

As tradicionais ações formativas do Festival Guarnicê de Cinema estão com inscrições abertas até o dia 7 de setembro. O evento disponibilizará oficinas de crítica e direção cinematográfica, dois minicursos, uma programação de jogos digitais e vagas para ouvintes no seminário “Ciência Cine Guarnicê”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site guarnice.ufma.br.

As vagas são limitadas e o critério de seleção para todas as ações formativas é a ordem de inscrição. “O fato de que o Guarnicê é realizado por uma universidade pública, a UFMA, reforça o compromisso do festival com a formação das pessoas e o desenvolvimento do mercado cinematográfico maranhense”, comentou a diretora de Assuntos Culturais da UFMA e coordenadora do Guarnicê, Rosélis Barbosa Câmara.

Um dos destaques das ações formativas do festival é o seminário “Ciência Cine Guarnicê”, que será realizado entre os dias 27 e 29 de setembro. Pela manhã, de 10h às 12h, ocorrerão conferências no Palácio Cristo Rei com transmissão ao vivo no canal do Guarnicê no Youtube.

A partir de 14h, os pesquisadores inscritos no seminário apresentarão seus trabalhos por meio do Google Meet. Cada dia de evento terá um grupo de trabalho (GT) distinto. O tema do primeiro GT é “Cinema e Memória”, do segundo “Cinema e Técnica” e do terceiro “Cinema e História”.

No dia 27, a doutora em Ciências Sociais e professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Milene de Cássia, apresenta a conferência de abertura do seminário, com o tema “O Valor da Memória Para o Audiovisual’’. A mediação será do vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos.

No dia 28, a produtora de obras como “De Repente Drag” e “Aquarela”, Sheury Manu, apresenta a conferência “Produção Executiva para Cinema”, com mediação da escritora, pesquisadora e também produtora, Marla Silveira.

No dia 29, o professor do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e diretor do festival de cinema português “Avanca - Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimídia” apresenta a conferência de encerramento, com o tema “Panorama do audiovisual em Portugal”, com mediação do cineasta Francisco Colombo.

Como formato que ganha cada vez mais adeptos, os jogos digitais também estão presentes no Guarnicê. Com o objetivo de ampliar e fortalecer o cenário regional do audiovisual, o festival reedita a parceria firmada com a Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos (Amagames).

Para a edição atual, o Guarnicê traz ações de caráter formativo, sob o comando de desenvolvedores com experiência na área. Serão ofertadas duas oficinas on-line voltadas para a produção e o desenvolvimento de jogos, além de uma roda de conversa com o tema “Criação de Jogos com Temáticas Regionais”, que será realizada presencialmente no Espaço Volts com transmissão ao vivo nos canais do Youtube do festival e do site Volts.