Ação integrada contra estelionato por fraude eletrônica é realizada pela PF

Fonte: Agência Brasil
06/09/2022 17h05

De acordo com a Polícia Federal, uma Força Tarefa de Segurança Pública está nas ruas do Piauí, nesta terça-feira (6). A Operação Arlequim objetiva reprimir crimes de estelionato por meio de fraude eletrônica. Na ação - que tem o apoio técnico do Ministério da Justiça e Segurança Pública por intermédio Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas - estão sendo cumpridos, por determinação judicial, 12 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Distrito Federal, Ceará, Piauí e Pará.

A Polícia Federal afirmou que as investigações começaram a partir de denúncias da habilitação indevida de números telefônicos e aplicativos de mensagens, sem conhecimento ou autorização dos titulares.

Em nota, a PF disse que os criminosos começaram a enviar mensagens solicitando dinheiro a pessoas próximas, totalizando um prejuízo aproximado de R$ 300 mil. “São alvos da operação, além dos fraudadores, indivíduos que de alguma forma alugaram ou emprestaram suas contas bancárias para recebimentos indevidos de valores subtraídos das vítimas".

Além disso, os investigados podem ser indiciados pelos crimes de estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro. O nome Operação Arlequim faz alusão à figura do farsante, impostor que, fingindo ser a vítima, solicita valores a pessoas próximas, causando diversos prejuízos. Integram a Força Tarefa a Polícia Federal, as Polícias Civil e Militar do Piauí, além da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Penal.