Prevista para dia 27 de setembro a terceira tentativa do lançamento do foguete lunar SLS

icone-whatsapp
Agência Assembleia
13/09/2022 15h19

Nesta segunda-feira (12), a agência norte-americana (Nasa) anunciou que vai tentar lançar, pela terceira vez, o novo foguete lunar SLS ainda esse mês de setembro. A janela de lançamento vai abrir às 11h37 (hora local), durante 70 minutos, com o fim da missão programado para 5 de novembro.

De acordo com a Nasa, uma segunda janela está agendada para 2 de outubro, informou a Nasa. Na semana passada, a agência disse que esperava lançar o SLS em 23 ou 27 de setembro.O lançamento do foguete SLS em 27 de setembro depende de uma anulação especial que a Nasa terá de obter para evitar testar novamente as baterias de um sistema de destruição de emergência do foguete, caso se afaste da trajetória em direção a uma área povoada.

Segundo a agência, se não obtiver a anulação, o foguete terá de regressar ao hangar, o que atrasará o calendário de lançamento durante várias semanas. Desde 17 de agosto, o equipamento está na plataforma de lançamento. O SLS, de 98 metros de altura, é o mais potente foguete da Nasa com o qual os Estados Unidos pretendem levar novamente astronautas para a órbita da Lua, em 2024, e para a superfície em 2025, um ano depois do previsto.

Apenas astronautas norte-americanos, 12 ao todo e todos homens, pisaram a Lua. A última vez foi em dezembro de 1972.Problemas técnicos, como fugas de combustível e falta de arrefecimento de um dos motores principais, impediram a decolagem do SLS por duas vezes, em 29 de agosto e 3 de setembro. Assim como o SLS, a nave Orion, acoplada ao foguete no topo, ficou em terra. O voo, sem tripulação, serviria para testar o desempenho e a segurança da nave na órbita da Lua antes de levar astronautas.

 


Banner