Aplicativos para acompanhar totalização dos resultados são disponibilizados

icone-whatsapp
Fonte: TSE
14/09/2022 14h20

A Justiça Eleitoral (JE) oferece às eleitoras e aos eleitores, às candidatas e aos candidatos e a toda a sociedade diversos aplicativos que permitem o acompanhamento e a fiscalização, em tempo real, da apuração e da totalização dos resultados das Eleições Gerais de 2022, entre outras ações. São apps como o e-Título, o Pardal, o Boletim na Mão e o Resultados. Todos foram desenvolvidos pela JE e podem ser baixados gratuitamente nas lojas virtuais da App Store e Google Play.

O Tribunal disponibiliza também o Tira-Dúvidas do TSE, como é conhecido o robô virtual no aplicativo WhatsApp, para prestar esclarecimentos e fornecer informações relevantes sobre o processo eleitoral e as Eleições 2022 em tempo real. A Corte implantou recentemente algumas novidades no chatbot (assistente virtual), criado em parceria com o WhatsApp há dois anos.

A nova versão do “Tira-Dúvidas do TSE” permite maior interação com o Tribunal por meio do canal. O objetivo é aumentar o número de usuárias e usuários cadastrados para receber checagens sobre notícias falsas, bem como oferecer informações sobre serviços da Justiça Eleitoral e aprimorar a navegabilidade para quem acessa a ferramenta.

Além de ser um componente fundamental no combate à desinformação, o “Tira-Dúvidas do TSE” possibilita uma aproximação entre a Justiça Eleitoral e a população no fornecimento de informações corretas e fidedignas sobre o processo eleitoral.

Para ter acesso ao chatbot é simples: basta adicionar o telefone +55 61 9637-1078 à sua lista de contatos do WhatsApp ou acessar por meio do link wa.me/556196371078. Aí é só mandar uma mensagem para o assistente virtual, começar o diálogo e receber as informações pretendidas.

Sistema de Alerta de Desinformação

Além disso, o eleitorado dispõe de mais um recurso relevante para conter a difusão de conteúdos duvidosos nas redes sociais. É o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições, por meio do qual é possível comunicar à JE o recebimento de notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre as eleições ou o sistema eletrônico de votação.

As denúncias coletadas são repassadas às plataformas digitais e agências de checagem para que promovam uma rápida contenção das consequências nocivas da desinformação. Dependendo da gravidade, os casos também podem ser encaminhados ao Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) e demais autoridades, para a adoção das medidas legais cabíveis.

Além do chatbot e do sistema de alerta, confira as funcionalidades de cada aplicativo oferecido pela Justiça Eleitoral e baixe os apps, para ficar conectado e saber tudo sobre as Eleições 2022:


Banner