Pesquisadores da Uema lançam livro sobre a abelha Tiúba

icone-whatsapp
Fonte: Uema
14/09/2022 14h48

Professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e bolsistas residentes da Fapema/Sagrima/UEMA lançaram o livro “Pesquisas com Abelha Tiúba (Melipona fasciculata) no Maranhão (2012 – 2022)”, na terça-feira (13), no auditório do Curso de Zootecnia. A iniciativa marca, também, o Dia Estadual da Abelha Tiúba (9 de Setembro), instituído por lei aprovada pela Assembleia Legislativa.

A Tiúba ocupa lugar de destaque dentre as abelhas sem ferrão mais promissoras para produção de mel no Brasil. É criada em quase todo o Maranhão, principalmente na Baixada Maranhense, apresenta um importante papel ecológico e econômico, como fonte de renda para agricultores familiares.

O Dia Estadual da Abelha Tiúba faz parte das homenagens ao Prof. Dr. Warwick Estevam Kerr, que em 9 de setembro de 2022 completaria 100 anos. O professor Kerr veio de Ribeirão Preto (SP) para São Luís em 1981 e constituiu um destacado grupo de pesquisadores, principalmente no campo da meliponicultura.

O livro “Pesquisas com Abelha Tiúba (Melipona fasciculata) no Maranhão (2012 – 2022)” além de divulgar os avanços dos conhecimentos relacionados com a abelha tiúba por meio das contribuições dos pesquisadores, aborda informações valiosas sobre as espécies de Meliponíneos com ocorrência no Maranhão, que facilitará a identificação dessas abelhas e futuros trabalhos científicos com esses animais.

No lançamento, ocorreu premiação a meliponicultores maranhenses, além de degustação de hidromel de Tiúba.

 


Banner