Defensoria Pública participa de encontro de defesa e valorização da mulher

Fonte: DPE/MA
14/09/2022 14h56

O I Encontro Regional Mulheres do Delta ocorreu no município de Paulino Neves e contou com a participação de várias secretárias da mulher da região, dentre elas Araioses, Santo Amaro, Barreirinhas, Tutóia e Parnaíba. O encontro, prestigiado pela Defensoria Pública do Estado, teve como objetivo firmar um pacto de cooperação mútua, criando políticas públicas que concretizem as lutas pela efetivação dos direitos das mulheres.

Na ocasião, na perspectiva de disseminar uma ampla discussão, a defensora pública Lindevania Martins, uma das titulares do Núcleo de Defesa da Mulher e População LGBTQIA+, da Defensoria Pública, ministrou palestra abordando as “Lesbianidades no Século XXI”.

“É a primeira vez que as secretarias da região se reúnem para discutir, juntas, políticas públicas para a mulher. E foi a primeira vez que muitas das gestoras presentes ao evento tiveram a oportunidade de travar conhecimento com a temática da população LGBTQIA+, especialmente das mulheres lésbicas, o que permite desmistificar preconceitos e construir políticas que possam de fato contemplar as mulheres em sua pluralidade”, frisou Lindevania.

A programação ainda incluiu outras palestras, dentre elas “Reflexões e Mudanças: Desconstruindo Preconceitos e Construindo Respeito”, com a assistente social Silvia Leite; “Igualdade de Gênero, Violência Doméstica e Lei Maria da Penha”, com a advogada Amanda Rolim; “Interseccionalidade de Raça e Gênero”, com o juiz Marco Adriano Fonseca.

“As atividades aconteceram todas conforme o programado e o meu sentimento é de dever cumprido. Agradeço a todos os parceiros e parceiras que contribuíram para o sucesso dessa ação”, destacou a secretária da Mulher de Paulino Neves, Ana Lúcia Firmno.

Presentes ainda ao I Encontro Regional Mulheres do Delta o desembargador Cleones Cunha; o juiz José Pereira Lima Filho, que responde por Paulino Neves; e a vice-prefeita do município, Raimundinha do Sindicato, entre outros.