Escritora maranhense Maria Firmina dos Reis será homenageada no RJ

icone-whatsapp
Agência Assembleia
15/09/2022 16h00

 No Rio de Janeiro, a escritora maranhense Maria Firmina dos Reis será uma das homenageadas na 20ª Festa Literária Internacional de Paraty (Flip 2022), nomeada como a primeira mulher negra a alcançar esse feito, além de ser considerada a primeira escritora brasileira, segundo a Biblioteca Nacional. A maranhense foi a primeira professora a fundar uma sala de aula mista, de meninos e meninas, no Maranhão, algo que era inadmissível para a época.

“Úrsula é considerada a obra inaugural do Romantismo brasileiro no que diz respeito à literatura de autoria feminina, e ela também é a primeira obra que inclui o drama do cativeiro, da abolição dentro de uma narrativa, só que com uma novidade, a personagem negra principal, que aparece ao longo dos capítulos, ela fala em primeira pessoa. Até então, o negro era objeto da literatura e ele passa a ser o tema", explica o sociólogo Rafael Balsieiro Zin.

Solenidade

feira vai acontecer entre os dias 23 a 27 de novembro em Paraty, no Rio de Janeiro. Entre os muitos feitos da escritora maranhense, ela também foi a primeira mulher a ser aprovada em um concurso público no Maranhão para o cargo de professora primária, escreveu o primeiro livro brasileiro abolicionista, 'Úrsula', de 1859, contado a partir do ponto de vista dos escravizados.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Banner