Praça Nauro Machado será palco da campanha “Setembro Amarelo” com diversos serviços

icone-whatsapp
Agência Assembleia
15/09/2022 16h01

Nesta sexta-feira (16), os serviços de saúde mental da rede estadual de saúde realizará o “Dia D da Campanha Setembro Amarelo”. A ação ocorrerá na Praça Nauro Machado, Centro Histórico de São Luís, a partir das 8h. Os serviços incluem testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatites B e C), aferição de pressão e glicemia capilar, além de atendimento com psicólogo, psicopedagogo, enfermeiros e terapeuta familiar.

“Será uma ação com vários serviços e atividades voltadas aos cuidados com a saúde mental. Dessa forma, queremos chamar a atenção da sociedade para a importância de debater o tema, sem estigmas”, destaca a chefe do Departamento da Atenção à Saúde Mental da SES, Isabelle Rêgo.

Entre os parceiros da ação, está o Centro de Atenção Psicossocial e Infanto-juvenil (CAPSi), levando ao público escuta qualificada, orientações sobre o tema e informações sobre o funcionamento do equipamento de saúde mental. O CAPS oferecerá também assistência com presença de profissionais de Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional e Enfermagem.

Outro equipamento que dará apoio é a Unidade de Acolhimento Adulto (UAA). Pela unidade, serão oferecidos testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatites B e C), aferição de pressão arterial e glicemia capilar, ginástica laboral, karaokê e auriculoterapia. A unidade também fará a distribuição de material educativo com orientações sobre a prevenção ao suicídio e Violências Autoinfligidas.

Também participam da ação o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS AD do município de São Luís e o Hospital Nina Rodrigues, referência estadual para atendimento nessa área.

A mobilização tem como contexto a programação alusiva à Campanha Setembro Amarelo 2022, que tem como tema “Amor, Empatia e Humanidade: Todos Juntos pela Saúde Mental”, na busca por promover a participação de vários setores da gestão pública quanto à oferta de assistência integral para todas as pessoas, fortalecendo o combate a estigmas e preconceitos.

 

 

 

 


Banner