Todas capitais terão 5G até 28 de outubro, diz conselheiro da Anatel

icone-whatsapp
Agência Assembleia
20/09/2022 14h08

Todas as capitais brasileiras terão a tecnologia 5G até 28 de outubro, disse o conselheiro da  Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Moisés Queiroz Moreira, durante o programa A Voz do Brasil. Até agora 22 capitais receberam a tecnologia, faltando ser instalada em Macapá, Belém, Manaus, Rio Branco, Porto Velho.

Hoje, a Anatel autorizou a faixa 3,5 gigahertz (GHz) do 5G em Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina. A partir de janeiro o 5G será implantado em cidades com população acima de 500 mil habitantes. Em seguida, em 30 de junho de 2023, cidades acima de 200 mil habitantes e assim sucessivamente.

O conselheiro explicou que o impacto do 5G puro está muito focado, para a população, nos celulares, em se conseguir baixar e subir dados em grande velocidade. Apesar da expectativa, grande parte dos aparelhos usados pelos brasileiros não está apto para receber o sinal do 5G puro.

Moreira acredita que o mais importante são as aplicações que surgirão com essa nova tecnologia e que serão utilizadas no cotidiano por meio de cidades inteligentes, maior segurança, carros conectados, telemedicina e também na indústria e no agronegócio.


Banner