Campanha de prevenção ao câncer de boca é lançada em São Luís

icone-whatsapp
Agência Assembleia
08/11/2022 14h15

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou neste mês de novembro a Campanha de Prevenção ao Câncer de Boca. O objetivo é orientar a população acerca dos cuidados necessários para prevenir a doença ou realizar o diagnóstico precocemente.

Em parceria com o Hospital de Câncer do Maranhão, o Departamento de Atenção às Unidades Odontológicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES) ofereceu, em frente à unidade de saúde, orientações e serviços de avaliação a pessoas que apresentem algum tipo de lesão na boca, com o suporte do Sorrir Móvel.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estão previstos, somente para o ano de 2022, aproximadamente 15 mil novos casos de câncer de boca no Brasil.  A doença pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio.

A comerciária Deusa Gomes da Silva, 56 anos, é moradora da região central da cidade e foi uma das pessoas atendidas no consultório odontológico do Sorrir Móvel. Ela conta que ficou sabendo da ação e correu para garantir atendimento. “Fiz recentemente uma cirurgia na boca e estava sentindo dores, por isso, aproveitei para vir fazer a avaliação. Esse tipo de ação é muito importante e nós só temos a agradecer por isso”, afirmou.

Outra pessoa que aproveitou o atendimento foi o lavrador Mosaniel Lima da Silva, 44 anos. Ele conta que é morador da cidade de Bom Jardim e está acompanhando o pai que está internado no Hospital de Câncer. “É muito importante a pessoa se cuidar, e quando tiver a oportunidade, ficar livre de suspeitas”, disse. 

Já a autônoma Antônia Maria Pinto, 47 anos, é moradora da Areinha e elogiou a ação. “Esta é uma ação muito boa, porque chama a atenção das pessoas, para saberem como está a situação da sua boca, pois os casos de câncer avançam a cada ano que passa”, comentou.

  
 

 


Banner