Servidores e alunos da "Sementinha" participam de curso de Brigada de Incêndio

Agência Assembleia
22/11/2022 15h09 - Atualizado em 22/11/2022 16h30

Servidores e alunos da "Sementinha" participam de curso de Brigada de Incêndio
Militar faz demonstração durante curso de brigada de incêndio direcionado a servidores e alunos da Creche-Escola Sementinha | Biaman Prado / Agência Assembleia

A Assembleia Legislativa do Maranhão, por meio do Grupo de Esposas dos Deputados do Maranhão (Gedema), promoveu, na manhã desta terça-feira (22), curso de Brigada de Incêndio, ministrado por uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e direcionado a servidores e alunos da Creche-Escola Sementinha.

A capacitação foi realizada na sala de videoconferência da Escola do Legislativo, conduzida pelos capitães Costa e Maikon Sousa, da 2ª Companhia de Bombeiros Militar do Estado, e pela tenente Kerolyne, com apoio do Gabinete Militar da Alema.

O objetivo do curso foi preparar, principalmente os servidores, para atuarem em situações emergenciais, operando equipamentos de combate a incêndio, identificando produtos perigosos, reconhecendo situações de risco ou prestando primeiros-socorros visando à preservação da vida e do patrimônio. Os militares também repassaram aos alunos informações básicas de como proceder em caso de incêndio, seguindo todas as orientações dos professores.

Biaman Prado / Agência Assembleia
Em sala de aula, bombeiro conversa com alunos da
Em sala de aula, bombeiro conversa com alunos da 'Sementinha' e dá dicas de como agir em caso de incêndio

Os militares explicaram como prevenir acidentes domésticos, como fazer um atendimento pré-hospitalar e como manusear extintores de incêndio. Além disos, deram orientações para evitar acidentes em casa com idosos e crianças.

Ainda na capacitação, foram apresentados aos servidores e alunos materiais utilizados no dia a dia do serviço operacional dos militares. Logo após, foram realizadas oficinas práticas, incluindo uma de simulação de incêndio, da qual participaram apenas os adultos.

Biaman Prado / Agência Assembleia
Curso incluiu aula prática sobre manuseio de extintores de incêndio

A diretora da Creche-Escola Sementinha, Cynthia Vieira, destacou a importância da iniciativa. “É importante para que servidores e alunos possam se prevenir contra diversas situações desagradáveis nesse sentido”, frisou.