Ana do Gás destaca redução da violência no Maranhão e critica gestão de Santo Antônio dos Lopes

29/11/2022 17h24 - Atualizado em 29/11/2022 17h32

Na tribuna, deputada Ana do Gás fala sobre a queda dos índices da violência no estado | Biaman Prado

A deputada estadual Ana do Gás (PCdoB) destacou, na sessão plenária desta terça-feira (29), a redução em 12% dos índices da violência no Maranhão, nos últimos seis anos, segundo dados do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc). A parlamentar também enumerou situações vividas pela população de Santo Antônio dos Lopes, o que considera como retrocessos da atual gestão municipal.

De acordo com a deputada, o relatório do Imesc aponta que, somente em São Luís, a redução foi de 63,5%. “A nossa capital foi a única do Nordeste a deixar a lista das 50 cidades mais violentas do mundo, desde 2017. Parabenizo o governador Carlos Brandão (PSB) e o secretário de Segurança Pública, Silva Leite, pelo compromisso e o trabalho realizado para alcançar esse feito”, ressaltou.

Retrocesso

A deputada fez um paralelo entre a situação da segurança pública em todo o Maranhão e, particularmente, em Santo Antônio dos Lopes, onde entende que houve um retrocesso em razão do descaso com a segurança local por parte da gestão municipal.

“A viatura da Polícia Militar está parada há mais de um mês por falta de pagamento de serviços de oficina, no valor de R$ 5 mil. O prefeito não se interessa em firmar parceria com o Governo, tendo em vista que o Estado vem dando estrutura com a entrega de motocicletas, de viaturas e melhorando a estrutura física das delegacias. Por conta disso, tem aumentado a violência em nosso município por falta de compromisso do prefeito Bigu de Oliveira com a segurança”, afirmou.

Medidas

Ainda em seu pronunciamento, Ana do Gás informou que apresentou a Indicação de 7.131/2022, solicitando ao Governo do Estado a doação de mais uma viatura para aquele município, e a Indicação de nº 7.132/2022, pedindo a criação de Batalhão da Polícia Militar em Santo Antônio dos Lopes.

Segundo a deputada, a população está pedindo Socorro ante o aumento dos casos de homicídios no município. “É revoltante que em nossa pacata cidade, com menos de 15 mil habitantes, o gestor não disponha de R$ 5 mil para mandar consertar a viatura da Polícia”, frisou.

Por fim, Ana do Gás apelou aos órgãos de fiscalização como o Ministério Público, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA) e o Tribunal de Justiça (TJ/MA) para que tenham um olhar especial, tanto para a questão fiscal quanto urbana de Santo Antônio dos Lopes.