Betel Gomes faz balanço positivo de sua atuação parlamentar em discurso de despedida

Agência Assembleia
21/12/2022 17h46

Deputada Betel Gomos faz pronunciamento na tribuna destacando suas atuação parlamentar na Casa do Povo | Biaman Prado

Na sessão plenária desta quarta-feira (21), a deputada estadual Betel Gomes (MDB) fez um balanço positivo de sua atuação parlamentar, durante pronunciamento na tribuna da Casa. A parlamentar informou que era seu último discurso no Parlamento e destacou algumas de suas principais ações realizadas nos dois anos em que esteve ocupando uma cadeira na Casa do Povo.

Betel considerou seu trabalho extremamente positivo por conta da importância e alcance social das proposituras que apresentou na Casa. Entre outras iniciativas, ela elencou a implantação do Restaurante Popular e de sistema de abastecimento d´água em Buriticupu, beneficiando centenas de famílias.

“Na nossa trajetória de vida, já posso registrar minha atuação parlamentar, sempre visando ao bem-estar daqueles que mais precisam. Mesmo assumindo apenas a metade do mandato em um momento bem atípico, posso afirmar que eu me empenhei para fazer valer a confiança da população”, disse.

A deputada pontuou, ainda, que destinou emendas parlamentares para a compra de ambulâncias, Unidade Básicas de Saúde, pavimentação de ruas, poços artesianos, Centro de Convivência do Idoso, dentre outros benefícios.

“Vale ressaltar também que eu votei a favor de todos os projetos apresentados em benefício da população maranhense, tanto do Executivo, quanto do Legislativo. Alguns marcaram de forma efetiva a minha passagem pelo Parlamento, como os PLs de minha autoria que foram sancionados e hoje são leis”, afirmou.

Ações

Ela destacou entre esses projetos o que foi transformado em lei  instituindo a Semana Estadual de Conscientização da Doença de Parkinson; a lei que assegura a prioridade no atendimento ao cuidador de pessoas com Transtorno do Espectro Autista, assim como o projeto de lei que instituiu a Semana Estadual de Conscientização da Doença de Alzheimer, que já foi encaminhado à sanção governamental.

“Mas quero destacar, de forma muito especial, a Lei nº 11.651, de 2022, que assegura ao idoso a gratuidade no transporte ferroviário. Se nesses dois anos tivesse sido sancionada apenas essa lei, já iria sair com o sentimento de dever cumprido, pois é a conquista da garantia de um direito para os idosos, os quais tenho muito carinho. Estou deixando minha contribuição a essas pessoas”, ressaltou.

A parlamentar agradeceu à sua mãe, ao seu esposo, Zé Gomes, às filhas e aos seus assessores pelo apoio recebido durante o seu mandato. “Sem eles seria difícil obter o mesmo resultado”, disse ela, mencionando ainda o apoio dado por todos os setores da Assembleia.

“Foi uma honra conviver com os nobres deputados e deputadas. Agradeço pelo apoio, pela aprovação dos meus projetos, pela acolhida do presidente Othelino Neto, a quem quero parabenizar pela forma como tem conduzido esta Casa, sempre com imparcialidade e sem fazer distinção entre os parlamentares, além de fazer uma excelente gestão. Agradeço também ao governador Carlos Brandão pelos benefícios destinados a Buriticupu e região, à senadora Ana Paula Lobato e, mais uma vez, parabenizo todos que lograram êxito nas eleições”, concluiu Betel.

Admiradores

Em apartes, os deputados Roberto Costa (MDB) e Dr. Yglésio (PSB) enalteceram o trabalho de Betel Gomes. Costa disse que ela formou uma legião de amigos e admiradores na Assembleia Legislativa. Já Yglésio, destacou que a parlamentar foi uma das pessoas mais simpáticas e carismáticas que teve a oportunidade de conviver nesses dois anos.

“Ela atuou com muita maestria e dedicação o seu papel parlamentar, principalmente junto às demandas da sua região”, disse Yglésio.