I Regata de canoas a vela no Rio Preguiça

Agência Assmbleia
26/12/2022 10h14

No último dia 17, foi realizada a 1° Regata de Canoas a Vela do Rio Preguiça com percurso entre os povoados Tapuio e Laranjeiras. O evento foi realizado pela Prefeitura de Barreirinhas, Secretarias de Esporte e Juventude e de Cultura e de Educação, além da Academia Barreirinhense de Letras, Artes e Ciencias (ABLAC) com apoio Centro de Estudos Ambientais - CEA , Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão e a Defesa Civil.

Na ocasião, estiveram presentes o Instituto Oceanos, Superintendência Regional de Barreirinhas, Smart Odonto e a Colônia de Pescadores Z18. E teve o patrocínio da Maxx. Nas palavras do dirigente Valter Calisto (do CEA) o principal objetivo dessa iniciativa é fomentar a prática do esporte Náutico em Barreirinhas por meio de embarcações tradicionalmente utilizadas pelos ribeirinhos.

A competição despertou em todos a nostalgia pela arte de velejar.Ronildo Calisto, Superintendente do Governo do Estado, destacou o sucesso do evento e marcou para o próximo dia 30 de dezembro uma nova competição, dessa vez com canoas a remo.