Francisco Nagib chama atenção para problemas causados por enchentes no Maranhão

Assecom / Dep. Francisco Nagib
21/03/2023 16h07 - Atualizado em 21/03/2023 18h57

Francisco Nagib chama atenção para problemas causados por enchentes no Maranhão
Francisco Nagib falou sobre drama de famílias prejudicadas por enchentes em municípios maranhenses | Agência Assembleia

Na sessão plenária desta terça-feira, o deputado Francisco Nagib (PSB) chamou atenção para o drama vivido por milhares de famílias prejudicadas pelas enchentes decorrentes das fortes chuvas que têm caído em 33 municípios maranhenses. Ele elogiou a atuação do governador Carlos Brandão, de secretarias, prefeituras, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil na assistência às vítimas, com socorro médico, alojamento e outras ações, bem como destacou o apoio do governo estadual às prefeituras.

“Chamo a atenção dos colegas porque nós estamos com praticamente 33 municípios atingidos e temos mais de três vítimas registradas. Destaco o trabalho do governador Carlos Brandão que, incansavelmente, está percorrendo o estado e já decretou estado de emergência em mais de 20 cidades”, afirmou Francisco Nagib.

O parlamentar enfatizou, também, o trabalho realizado pelo prefeito Deibson Balé, de Trizidela do Vale, um dos municípios atingidos devido ao transbordamento do Rio Mearim e que está na lista dos que estão em estado de emergência.

“Deibson Balé está fazendo um ótimo trabalho de assistência e apoio aos desabrigados. Há mais de 800 pessoas em abrigos, ginásios e escolas. Nós estamos aqui esta semana, incansáveis, indo a secretarias, como a Sedes, para unirmos forças e levar ajuda aos desabrigados e gestores”, complementou Nagib.

Entre as ações desenvolvidas pelo governo estadual em Trizidela do Vale está a liberação de alimentação do Restaurante Popular para os desabrigados. “Estamos prontamente sendo apoiados pelos colegas da região para podermos retirar essas pessoas da área de alagamento, pedindo ajuda até à iniciativa privada. Empresas estão mandando caminhões para que possamos fazer esse trabalho”, informou.

A campanha 'SOS Chuvas', desenvolvida pela Assembleia Legislativa para angariar doações às vítimas das enchentes, também foi enaltecida pelo parlamentar na tribuna.

“Hoje mesmo, o governador Carlos Brandão está indo com o ministro da Integração às áreas alagadas. É uma ação para podermos trazer o apoio do Governo Federal à nossa região. Devido às chuvas, os rios do Médio Mearim subiram mais de 7 metros. Logo, precisamos estar presentes. Esta semana, irei ao local para que possamos dar apoio total a essas pessoas”, anunciou Francisco Nagib.