Comissão de Meio Ambiente discute políticas públicas com secretário estadual da pasta

Agência Assembleia
21/03/2023 17h57

Reunião da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia | Agência Assembleia

Nesta terça-feira (21), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia reuniu-se com o secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Pedro Chagas, para discutir políticas públicas voltadas para a área.

O deputado Júlio Mendonça (PCdoB) coordenou a reunião, que contou com a presença dos deputados Fernando Braide (PSD), Eric Costa (PSD), Rafael Leitoa (PSB), Solange Almeida (PL) e Janaina Ramos (Republicanos).

“Queremos colaborar e contribuir para que a Sema possa atender as demandas das regiões dentro dessa área tão sensível e relevante. Precisamos firmar parceria para aproximar o governo da população com o atendimento das demandas”, disse Júlo Mendonça.

Planejamento

Pedro Chagas agradeceu o convite e colocou-se à disposição da comissão. “A determinação do governador Carlos Brandão é para que regionalizemos nossa atuação. Essa é a nossa prioridade. Para tanto, precisamos caminhar com a Comissão de Meio Ambiente desta Casa. Peço que essa comissão seja nossa aliada. Nos colocamos à disposição para escutar e atender”, enfatizou.

O secretário informou que está concluindo o diagnóstico e o planejamento estratégico da pasta, mas que já identificou alguns gargalos. “Vamos criar uma comissão específica para enfrentar os gargalos e reformularemos alguns fluxos, entre eles o referente ao licenciamento. Vamos ampliar o diálogo com todos os setores”, revelou.

Demandas

Foi deliberado que a Comissão formalizará pauta de sugestões a ser entregue ao secretário da Sema. “Nossa intenção é munir o secretário de demandas da sociedade que chegam até nós e fortalecê-lo para encaminhar soluções”, esclareceu Júlio Mendonça.

Para Eric Costa, a questão da regionalização é de fundamental importância para destravar demandas regionais represadas. “É preciso que se descentralize as ações da Sema para que se possa avançar na pauta ambiental”, frisou.

Janaina Ramos e Júnior Cascaria também endossaram a proposta de regionalização das ações como fundamental para o atendimento das demandas da população. “Precisamos ter a Sema presente em nossa região. Dessa forma, poderemos debater e encaminhar soluções aos nossos problemas ambientais”, acrescentou Janaina Ramos.

Solange Almeida defendeu um suporte da Sema para as secretarias municipais de Meio Ambiente. “Precisamos de capacitação para o pessoal da secretaria. Por isso, defendemos a regionalização”, assinalou.

Avaliação

“Foi um momento de interação de conhecimento para que possamos juntar as forças e criar uma sinergia capaz de fazer avançar as políticas públicas de meio ambiente. O Maranhão é um estado plural e com um imenso potencial, mas com imensos desafios. A ideia é unir esforços para que tenhamos uma Sema atuante e uma Comissão eficiente”, avaliou.