‘Café com Notícias’ - Júlio Mendonça fala sobre ações para prevenir tragédias causadas por chuvas

Deputado tratou, também, sobre a atuação parlamentar, o trabalho realizado na comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa e as potencialidades do estado

Agência Assembleia
04/04/2023 09h45 - Atualizado em 04/04/2023 18h26

A apresentadora Elda Borges com o deputado Júlio Mendonça durante o ‘Café com Notícias’ | Dney Justino

No programa ‘Café com Notícias’, exibido na manhã desta terça-feira (4), na TV Assembleia, a apresentadora Elda Borges recebeu o deputado Júlio Mendonça (PCdoB), que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Maranhão. Entre os assuntos abordados na conversa, o parlamentar falou sobre a situação dos municípios maranhenses atingidos pelas fortes chuvas, a atuação parlamentar, o trabalho realizado pela comissão da Alema e as potencialidades do estado.

Júlio Mendonça destacou as consequências das enchentes, que castigam as cidades, e do fenômeno geológico voçoroca, que consiste na formação de grandes buracos de erosão, especialmente na cidade de Buriticupu. Ele afirmou que é preciso pensar ações para prevenir os efeitos decorrentes das fortes chuvas desse período do ano.

“Precisamos adotar ações para reduzir o impacto de alagamentos, enchentes, deslizamentos de terra e desmoronamentos. Eventos, como esse que aconteceu em Buriticupu, são recorrentes e catastróficos, que custam vidas e trazem transtornos à população. Por isso, é necessário elaborar um plano de medidas para prevenção desse tipo de tragédia”, ressaltou Júlio Mendonça.

Segundo ele reforçou à apresentadora Elda Borges, está sendo desafiador o trabalho à frente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. “É um desafio, porque é o momento em que a pauta ambiental toma destaque mundial e, também, com forte tendência de ocupar espaço na agenda nacional. E o Maranhão, onde nós vivemos, é um estado plural, com vários biomas”, observou.

Dney Justino
Deputado Júlio Mendonça falou sobre temas diversos na TV Assembleia

Agricultura e potencialidades

No programa, o deputado também assinalou a importância de incentivar a agricultura familiar e destacou as potencialidades do estado nesse campo, como a produção de mel, carne bovina e peixe.

“O Maranhão precisa caminhar rumo ao desenvolvimento, cujo norte principal seja a inclusão social e a produção de riquezas a partir das potencialidades do nosso estado. Precisamos fortalecer o importante elo das cadeias produtivas da agricultura familiar para a produção de alimento saudável e a dinamização da economia”, declarou.

Sobre a atuação parlamentar em seu primeiro mandato, disse estar se dedicando para realizar um bom trabalho. “Tenho o maior orgulho de estar aqui representando uma parcela da população maranhense. Tenho aprendido muito também. É uma experiência nova, mas vou me esforçar muito para fazer valer a pena”, assegurou o parlamentar, eleito com mais de 29 mil votos.

O ‘Café com Notícias’ vai ao ar de segunda a sexta, sempre às 9h, pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309). O programa compõe a nova grade de programação da emissora, que está cheia de novidades.

Dney Justino
Elda Borges durante a entrevista com o deputado Júlio Mendonça