Padre aborda tradições e simbolismo da Semana Santa no 'Café com Notícias' desta sexta-feira

Segundo o sacerdote, o jejum mantido nesse período não pode ser feito só para se cumprir um ritual. Disse ainda que a prática não faz sentido para pessoas que não têm comida todo dia

icone-whatsapp
Agência Assembleia
07/04/2023 09h47 - Atualizado em 07/04/2023 10h05

Padre aborda tradições e simbolismo da Semana Santa no
Elda Borges entrevista o padre Gutemberg Feitosa, no programa Café com Notícias: ritos e tradições da Páscoa em pauta | Wesley Ramos
Foto original

Os simbolismos, ritos e tradições que marcam o período da Semana Santa foram tratados no programa 'Café com Notícias', na TV Assembleia, nesta Sexta-Feira Santa (7). O assunto foi abordado pelo padre Gutemberg Feitosa, pároco da Igreja São Maximiliano Kolbe, do Vinhais, em conversa com a jornalista e apresentadora Elda Borges.

"A Semana Santa é o coração do ano litúrgico", resumiu o padre, para reforçar que esse é o momento mais importante no calendário dos católicos. Por isso, a preparação para vivenciá-lo se inicia com o período da Quaresma, na Quarta-Feira de Cinzas.

Padre Gutemberg ressaltou que o cristão não deve ver o período da Semana Santa como um simples feriadão. "Para o mundo do trabalho e do estudo, se entende usar essa terminologia. Do ponto de vista da fé, é uma semana intensa. É tempo de estar com o nosso Senhor e com as comunidades", declarou.

Jejum

O jejum mantido por muitos nesse período, segundo o padre, não pode ser feito só para se cumprir um ritual. A prática, na visão dele, também não faz sentido para pessoas que não têm comida todo dia. "Tem que ter um significado, um sentido, um crescimento espiritual, e também esse alimento {não consumido durante o jejum} deve chegar, de alguma forma, na mesa de quem precisa", observou ele, fazendo referência à Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

O pároco alertou, ainda, que o jejum só deve ser feito por adultos saudáveis e que a Igreja Católica só pede que o pratiquem em duas datas: na Quarta-Feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa. "Privar-se de carne é no sentido de que eu vou domar mais o meu corpo, os meus apetites, porque se eu sou dominado por meus apetites, sou um escravo", assegurou.

De acordo com o Padre Gutemberg, as tradições da Semana Santa se mantêm vivas e presentes. Ele informou que as igrejas, sobretudo as matrizes de paróquias, estarão abertas no período para receber os fiéis. "É tempo de revisar a vida, de requalificar a fé", afirmou o pároco, que desejou uma feliz Páscoa para todos.

O programa 'Café com Notícias' é exibido de segunda a sexta-feira, às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).

 


Banner