Diário da Manhã - Ricardo Arruda destaca audiência pública que tratará sobre a violência nas escolas

Evento, que acontecerá nesta terça-feira (18), a partir das 14h, no Auditório Neiva Moreira, foi um dos temas abordados em entrevista na Rádio Assembleia

icone-whatsapp
Agência Assembleia
17/04/2023 10h50 - Atualizado em 18/04/2023 10h06

Diário da Manhã - Ricardo Arruda destaca audiência pública que tratará sobre a violência nas escolas
Deputado Ricardo Arruda conversa com o jornalista Ronald Segundo, no programa ‘Diário da Manhã’ | Dney Justino
Foto original

O deputado Ricardo Arruda (MDB) foi o entrevistado, desta segunda-feira (17), do programa ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia (96,9 FM). No bate-papo com o jornalista Ronald Segundo, o parlamentar falou sobre a audiência pública que será realizada pela Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (18), para tratar sobre a problemática da violência nas escolas. O evento acontecerá no Auditório Neiva Moreira, no Complexo de Comunicação da Casa, a partir das 14h.

Ricardo Arruda, que é presidente da Comissão de Educação, disse que tão logo começaram a surgir os episódios de violência em escolas pelo Brasil, com situações pontuais também no Maranhão, a comissão trouxe o debate para a Assembleia.

“A partir dessas discussões, surgiu a proposição de promovermos uma grande audiência pública, na intenção de fazermos um amplo debate. Vamos trazer uma especialista para que possamos ter uma abordagem científica sobre o problema, e demais autoridades, como o secretário de Segurança Pública; o vice-governador e secretário de Educação, Felipe Camarão; o presidente da Famem, Ivo Rezende; e representações da sociedade, como as associações de professores das redes pública e privada e de pais e alunos”, disse.

Ainda segundo o parlamentar, o objetivo é que a audiência pública tenha como resultado uma proposição concreta para esse assunto tão complexo. “Já disse no Plenário da Assembleia que esse é um assunto complexo, no qual não existem soluções simples, até por ser um problema social em que a gente percebe que está aliado a outras questões, como a influência das redes sociais”, destacou Ricardo Arruda.

Atuação  

Na entrevista, o deputado Ricardo Arruda também explicou qual o papel da Assembleia Legislativa neste cenário. “O primeiro papel da Assembleia, enquanto caixa de ressonância da sociedade, é estar atenta aos problemas que acontecem em relação à população. A segunda forma que podemos atuar de forma efetiva é propondo leis que ajudem a resolver esse problema”, pontuou.

O parlamentar afirmou que pelo menos 20 projetos de lei sobre o tema já estão em tramitação na Casa e aguardando parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). “A CCJ vai fazer esse primeiro crivo quanto à constitucionalidade e, a partir daí, vai encaminhar os projetos de lei à Comissão de Educação e demais comissões que tenham interface com o tema”, assinalou.

O deputado Ricardo Arruda disse, ainda, que a Assembleia Legislativa está alinhada com o Governo do Estado e os municípios para construir soluções viáveis que garantam a segurança no ambiente escolar.   

“Algumas medidas são viáveis para alguns municípios e outras não. Algumas medidas são viáveis para a rede municipal e não para as escolas particulares, e vice-versa. Então, tudo isso tem que ser colocado à mesa, pois não existe solução pronta. Tudo isso será debatido na audiência pública”, destacou.  


Banner