João Lisboa: 32º econúcleo da Defensoria Pública no Maranhão é entregue à comunidade

11/04/2023 10h32 - Atualizado em 18/04/2023 20h21

Em uma maratona intensa de inaugurações, iniciada há cerca de três meses, o defensor-geral Gabriel Furtado entregou cinco econúcleos no estado, de um total de 32 em funcionamento no Maranhão. Nesta terça-feira (11), ao lado do secretário-chefe da Casa Civil Sebastião Madeira, representante do governo estadual, o gestor inaugurou a unidade de João Lisboa, município de mais de 23 mil habitantes, situado a 642 km de São Luís. Agora já são 67 comarcas contando com a presença da Defensoria e 143 municípios beneficiados com os serviços de assistência jurídica gratuita e integral, considerando os termos judiciários.

O novo econúcleo fica localizado na Rua 7 de Setembro, s/n, bairro Mutirão, próximo à Unidade Escolar Aldenor Arruda. A unidade da DPE/MA foi instalada com recursos do Tesouro Estadual e em terreno doado pelo Município.

Segundo Gabriel Furtado, o projeto de expansão institucional, que visa alcançar outras 20 comarcas ainda este ano, tem o apoio fundamental do governador Carlos Brandão. “Se estamos hoje aqui é porque recebemos total apoio do governador, a quem agradecemos pela confiança depositada desde o início desse projeto pioneiro, que tem o DNA maranhense e está sendo copiado dentro e fora do estado. E a gente precisa pontuar que a Prefeitura de João Lisboa também conquistou os nossos corações, se disponibilizando desde o primeiro momento da obra”, declarou.

Durante a solenidade, o defensor-geral anunciou que foi aprovado pela Assembleia Legislativa, nesta terça-feira, o Projeto de Lei para a criação de 18 novos cargos de defensor público no Maranhão, o que potencializa o processo de interiorização da DPE/MA. “Esta é uma ótima notícia, que mostra que contamos também com a parceria forte da Assembleia Legislativa”, disse Furtado, que foi agraciado com uma Moção de Aplausos, aprovada pela Câmara de Vereadores de João Lisboa, também durante a inauguração.

Entendendo a importância dos serviços da Defensoria para a população maranhense, o governador do Estado incluiu as inaugurações dos econúcleos em sua agenda no interior do estado. Em nome de Brandão, Sebastião Madeira disse que o apoio ao crescimento da Defensoria é uma das bandeiras do governo plural administrado por Brandão. “Além de atender os desabrigados das enchentes, aqueles que passam fome, nós nos preocupamos também com o pleno exercício da cidadania pela população, garantindo a todos o direito à defesa e à Justiça”, ressaltou o chefe da Casa Civil.

Homenageado pelo defensor-geral com o certificado “Prefeito Amigo da Defensoria”, o gestor municipal Vilson Soares Ferreira Lima parabenizou os cidadãos joão-lisboenses e agradeceu a Defensoria pela conquista. “Estamos muito felizes porque essa obra tem grande alcance social e vai facilitar o acesso à Justiça na nossa cidade”, frisou.