Projeto Maranhão Verde: DPE inaugura quatro salas de atendimento virtual no interior do estado

03/04/2023 10h33 - Atualizado em 18/04/2023 20h35

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) inaugurou quatro salas de atendimento do Projeto Maranhão Verde, na última semana, em: Nova Colinas, Alto Alegre do Maranhão, Cajari e Centro Novo do Maranhão. Com as unidades de atendimento virtual, a instituição garantirá aos assistidos que moram em termos judiciários o acesso aos serviços da Defensoria sem a necessidade de deslocamento até as sedes das comarcas.

As salas foram inauguradas nos dias 28 (Nova Colinas), 29 (Alto Alegre) e 30 (Cajari e Centro Novo). Com essas inaugurações, a Defensoria chegou a 25 salas do projeto instaladas no Maranhão.

De acordo com o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, a meta é entregar 24 salas de atendimento em termos judiciários somente neste ano. “O Maranhão Verde é uma das frentes do nosso plano macro de expansão institucional e de capilarização dos atendimentos para toda a população. E, por meio dele, estamos alcançando milhares de maranhenses, nas cidades mais distantes, para garantir que todos tenham acesso à Justiça no estado”, destacou o gestor.

Atendimento

As salas são equipadas com computadores e webcams, além de contarem com uma equipe capacitada para fazer a triagem dos casos, o recebimento de documentos e a viabilização, caso necessário, do atendimento virtual com o (a) defensor público (a) do Núcleo Regional da sede da comarca.

Todas essas salas foram concebidas em parceria com os municípios, que doaram espaços para funcionamento do serviço. Em especial, a Prefeitura de Alto Alegre doou um prédio inteiro para uso da Defensoria. Nesse local, as acomodações contam com sala de espera, recepção, sala de atendimento, copa e banheiro.

Inaugurações

Em Nova Colinas, termo judiciário de Balsas, a diretora de Assuntos Institucionais e Estratégicos da DPE, a defensora pública Débora Alcântara, conduziu a solenidade de entrega da sala, que contou com a participação de secretários municipais e representantes da sociedade civil. Na cidade, serão beneficiadas mais de 5 mil pessoas.

O defensor público e auxiliar da DPGE, Gil Henrique Faria, conduziu as outras três solenidades de entrega das salas. Em Alto Alegre do Maranhão, termo de São Mateus, onde serão beneficiadas mais de 24 mil pessoas com a chegada da Defensoria, a solenidade contou com a presença da prefeita Nilsilene do Liorne.

Em Cajari, termo judiciário de Viana, serão beneficiadas quase 20 mil pessoas. No local, também foi instalada uma sala do programa “Justiça de Todos”, que garante acesso rápido e seguro aos serviços do Poder Judiciário.

O corregedor-geral da Justiça, desembargador Froz Sobrinho, esteve presente na solenidade acompanhado de assessores da CGJ.

Já em Centro Novo, onde serão beneficiadas 22 mil pessoas que não terão mais que ser deslocar até Maracaçumé para receber atendimento, a solenidade contou com a presença da defensora pública Bruna Sousa de Oliveira.