Defensoria - Iniciado novo ciclo do projeto Escrita que Liberta na UPFEM

icone-whatsapp
29/03/2023 10h43

Na manhã desta quarta-feira (29), a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), por meio do Núcleo de Execução Penal (NEP), realizou uma roda de conversa, na Unidade Prisional de Ressocialização Feminina (UPFEM), inaugurando o segundo ciclo do Projeto Escrita que Liberta.

A iniciativa, que é fruto de parceria entre a DPE/MA, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e o Centro Universitário UNDB, busca fomentar a escrita no ambiente prisional.

Com duração de um ano, o Escrita que Liberta será conduzido por 20 alunos extensionistas da graduação em Direito da UNDB, sob a supervisão do NEP. O trabalho envolverá 15 internas da Unidade, que juntas com os acadêmicos definirão temas para serem trabalhados nas oficinas literárias e de escritas. Ao final do projeto, a expectativa é que um livro seja lançado com as histórias escritas pelas próprias apenadas.

"É importante que elas sejam estimuladas a escreverem dentro do contexto de suas vivências e histórias", disse a defensora pública e coordenadora do projeto no novo ciclo, Julyana Patrício de Almeida.

Coordenando as atividades nesta retomada do projeto, estavam as defensoras públicas do Núcleo de Execução Penal Maielle Morais e Julyana Patrício, na presença da ouvidora-geral e da coordenadora do Psicossocial, ambas da DPE, Fabíola Diniz e Andreia Lauande, além da psicóloga da Seap, Derlem Farias.


Banner