Direitos e desafios dos povos originários no Maranhão são debatidos no ‘Contraplano’

Participaram do programa o deputado Ricardo Arruda, a secretária adjunta dos Povos Indígenas, Rosilene Guajajara, e a coordenadora da Coapima, Marcilene Guajajara.

Agência Assembleia
18/04/2023 17h21 - Atualizado em 18/04/2023 17h30

Fábio Cabral, Ricardo Arruda, Rosilene Guajajara e Marcilene Guajajara durante o debate no 'Contraplano' | Wesley Ramos

Os direitos e desafios dos povos originários no Maranhão foram o tema debatido no programa ‘Contraplano’, desta terça-feira (18), pelo deputado estadual Ricardo Arruda (MDB); secretária adjunta dos Povos Indígenas, Rosilene Guajajara; e pela coordenadora das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima), Marcilene Guajajara. O jornalista Fábio Cabral é o âncora do programa.

Durante a conversa, os convidados chamaram a atenção para aplicações de políticas públicas voltadas à população indígena no Maranhão. Para Ricardo Arruda, é de suma importância que o Legislativo Estadual defenda e garanta os direitos desses povos. “Essa é uma pauta prioritária do meu mandato, quero dar visibilidade, fazer parte da luta, apoiar ações e projetos sobre esses povos”, afirmou o parlamentar.

Além disso, o deputado defendeu a preservação da integridade cultural dos povos originários. “Um Projeto de Lei de minha autoria que torna a Festa do Moqueado um Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Maranhão já tramita na Casa. É necessário fomentar a conservação e a propagação dos costumes e tradições desses povos”, explicou.

No mesmo sentido, Rosilene Guajajara destacou o Estatuto e Sistema Estadual de Povos Indígenas no Maranhão, instituídos pela Lei nº 11.638, de 23/12/2021, aprovada na Assembleia e sancionada na gestão de Flávio Dino, e a sequência ao trabalho realizado.

“Eu fico muito feliz de ver o governo Brandão dar continuidade aos trabalhos iniciados na gestão anterior. Temos priorizado a garantia dos direitos dos nossos povos tradicionais e defendido a sua participação na sociedade. Acredito que é uma das atitudes que resulta nos incontáveis avanços que podemos apontar e celebrar hoje”, disse a secretária adjunta.

Avanços

No ponto de vista da coordenadora da Coapima, Marcilene Guajajara, várias discussões permeiam a questão e muito avanços ainda são necessários. “Os povos indígenas foram sistematicamente silenciados, assassinados e marginalizados ao longo da história. Ainda precisamos avançar muito para que a gente possa continuar reproduzindo nossas culturas e tendo as oportunidades, espaço e voz que merecemos”, enfatizou.

Ainda durante o bate-papo, os convidados destacaram a trajetória da ministra Sônia Guajajara e a importância da sua influência no movimento pelos direitos indígenas no Brasil.  Ela é a primeira deputada federal indígena eleita pelo estado de São Paulo, e, também, a primeira indígena a ocupar um ministério.

“A Assembleia aprovou PL de minha autoria que concede a Medalha ‘Manuel Beckman’ a Sônia Guajajara. Uma mulher indígena de origem humilde nascida na aldeia Arariboia, no interior do município de Amarante, que através do seu esforço e estudo, se tornou uma liderança de projeção internacional. Hoje, ela é referência da participação das mulheres indígenas na política e merece todo reconhecimento’, concluiu o parlamentar.

O programa 'Contraplano' é exibido às 15h das terças-feiras, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309).