No Dia dos Povos Indígenas, deputados reforçam importância de políticas em prol dos povos originários

Na tribuna, os parlamentares destacaram a necessidade de priorizar as pautas que dizem respeito à preservação e o respeito às tradições, aos costumes e os direitos desses povos

icone-whatsapp
Agência Assembleia
19/04/2023 14h45 - Atualizado em 19/04/2023 16h46

No Dia dos Povos Indígenas, deputados reforçam importância de políticas em prol dos povos originários
Os deputados Júnior Cascaria, Florêncio Neto e Rodrigo Lago repercutiram na sessão plenária a celebração do Dia dos Povos Indígenas | Agência Assembleia
Foto original

Os deputados Ricardo Arruda (MDB), Florêncio Neto (PSB), Júnior Cascaria (Podemos) e Rodrigo Lago (PCdoB) repercutiram, na sessão plenária desta quarta-feira (19), a celebração do Dia dos Povos Indígenas, comemorado neste 19 de abril. Na tribuna, os parlamentares destacaram a importância de priorizar as pautas que dizem respeito à preservação e respeito às tradições, costumes e direitos dos povos originários. 

O deputado Ricardo Arruda afirmou que nunca a questão indígena esteve tão em voga no debate nacional e estadual, dando visibilidade e voz a esses povos. Ele também destacou a criação do Ministério dos Povos Indígenas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem à frente do comando a maranhense Sônia Guajajara. 

“Nós temos, hoje, um contexto político que favorece de forma extraordinária a discussão de políticas públicas e a implementação de benefícios e melhorias para as comunidades indígenas. E nesse sentido, é interessante que todos possamos nos irmanar, encaminhando pleitos, projetos e solicitações que possam trazer melhorias para todas as comunidades indígenas do estado”, Arruda. 

No mesmo sentido, o deputado Júnior Cascaria também falou da importância da criação do Ministério dos Povos Indígenas. “A nossa conterrânea Sônia Guajajara nos representa muito bem nesse ministério. Estendo também meus parabéns ao povo indígena, principalmente do estado do Maranhão”, disse. 

O deputado Rodrigo Lago destacou que a ministra Sônia Guajajara será homenageada pela Assembleia Legislativa com a Medalha do Mérito Legislativo Manuel Beckman, maior comenda entregue pela Casa, proposta pelo deputado Ricardo Arruda. “Em breve, ela estará aqui presente para receber essa honraria”, completou. 

Já o deputado Florêncio Neto saudou representantes dos povos indígenas do Maranhão, que o oportunizaram conhecer mais de perto a realidade e os desafios dessas comunidades. “Não poderia deixar de saudar alguns amigos que fazem o dia a dia desses povos indígenas no estado e com quem eu tenho uma amizade. Portanto, gostaria de pedir licença para poder citá-los nominalmente: o cacique Mauro Guajajara, da Aldeia Marajá; o Sílvio Providência; o cacique Kleiton Guajajara, do Arame; o Fernando Souza Guajajara, da cidade Santa Luzia do Tide; o Frankmar Guajajara, de Amarante; o Raimundo Carlos Guajajara, de Grajaú; e, evidentemente, a ministra Sônia Guajajara”, elencou. 

 

 

 


Banner