Secretário Bira do Pindaré destaca ações da Agricultura Familiar no programa ‘Diário da Manhã’

Gestor informou que o Seminário Nacional da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural será realizado no dia 5 de maio, em São Luís, para intercâmbio com outros estados

icone-whatsapp
Agência Assembleia
28/04/2023 11h21 - Atualizado em 28/04/2023 12h10

Secretário Bira do Pindaré destaca ações da Agricultura Familiar no programa ‘Diário da Manhã’
Secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, em conversa com o jornalista Ronald Segundo | Miguel Viegas
Foto original

O secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Bira do Pindaré, foi o entrevistado, desta sexta-feira (28), no programa ‘Diário da Manhã’, na Rádio Assembleia (96,9 FM). No bate-papo com o jornalista Ronald Segundo, o gestor da SAF falou sobre o trabalho à frente da pasta, além dos projetos e políticas públicas para o desenvolvimento do setor.[

Bira do Pindaré ressaltou a satisfação em comandar uma secretária tão estratégica como a SAF, uma vez que 40% da população maranhense depende da economia rural. “Nós temos que ter um trabalho de organização das políticas públicas, que possam fortalecer, levar dignidade, perspectiva e vida digna para o povo que vive da atividade rural. Isso é fundamental para o desenvolvimento do Maranhão”, disse.

O secretário informou que, no próximo dia 5 de maio, será realizado, em São Luís, o Seminário Nacional da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural para discutir as políticas da pasta, em um intercâmbio com outros estados do Nordeste que participarão do evento para compartilhar suas experiências exitosas.

“Teremos uma Conferência Estadual da Agricultura Familiar para escutar todas as organizações, sindicatos, associações, secretarias municipais e movimentos sociais. Nós vamos fazer um grande trabalho de mobilização para construir um plano estratégico para o desenvolvimento rural sustentável do Maranhão”, completou Bira do Pindaré. 

Parcerias 

Na entrevista, o secretário Bira do Pindaré afirmou que pretende firmar parcerias com os municípios, a fim de dar mais capilaridade para as ações da SAF.

“Já estamos fazendo em relação ao Programa de Aquisição de Alimentos, por exemplo, auxiliando todos os municípios para que possam se cadastrar e acessar os recursos federais. Queremos fazer também em relação ao crédito fundiário, pois poucos municípios operam com isso e é algo muito importante”, assinalou.

Bira do Pindaré também destacou a sensibilidade e o compromisso do governador Carlos Brandão com a agricultura familiar e o desenvolvimento dos municípios. “Ele entende que a agricultura familiar tem que ter essa priorização, de maneira que estamos muito confiantes de que, com muita dedicação, teremos grandes resultados”, afirmou. 


Banner