Café com Notícias: Coordenador das Patrulhas Maria da Penha fala sobre a atuação do grupamento

Em conversa com a jornalista Elda Borges, o militar falou sobre os 17 anos da Lei Maria da Penha e da importância desse instrumento jurídico no combate à violência

icone-whatsapp
Agência Assembleia
09/08/2023 11h13 - Atualizado em 09/08/2023 18h44

Café com Notícias: Coordenador das Patrulhas Maria da Penha fala sobre a atuação do grupamento
Jornalista Elda Borges entrevista o tenente-coronel Borba Lima no programa 'Café com Notícias', da TV Assembleia | Miguel Viegas
Foto original

O programa 'Café com Notícias' desta quarta-feira (9) recebeu o tenente-coronel Borba Lima, comandante de Segurança Comunitária e coordenador estadual das Patrulhas Maria da Penha. Em conversa com a jornalista Elda Borges, o militar falou sobre os 17 anos da Lei Maria da Penha, completados na última segunda-feira (7), e da importância desse instrumento jurídico para o combate à violência contra a mulher.

O Tenente-coronel Borba destacou a redução no número de feminicídios registrados no Maranhão. Segundo ele, só no primeiro semestre deste ano, a diminuição foi de 44% em relação ao mesmo período de 2022.

"Com o trabalho que vem sendo realizado, associado ao acesso à informação, a realização de palestras e uma série de outras ações nesse sentido, acreditamos que a redução desse índice seja ainda maior nos próximos meses", disse Borba.

Sobre a Patrulha Maria da Penha, Borba Lima explicou que o grupamento atua no atendimento e acompanhamento de mulheres em situação de vulnerabilidade, vítimas de violência e que possuam medidas protetivas de urgência. Esse acompanhamento é feito por meio de rondas, visitas e ligações para o serviço de acompanhamento às vítimas.

Atualmente, o Estado dispõe de 19 patrulhas Maria da Penha. O tenente-coronel reforçou que as denúncias podem ser feitas através do aplicativo 'Salve Maria' ou pelos números 190 e 180. 


Banner