'Café com Notícias' aborda otimização de gastos na aplicação de políticas públicas

Ele disse que a ideia é buscar não somente o aprimoramento das política públicas, mas como fazê-las de uma maneira que seja mais econômica para o Estado

icone-whatsapp
Agência Assembleia
15/08/2023 14h37 - Atualizado em 15/08/2023 16h05

Secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais, Alberto Bastos, durante entrevista no 'Café com Notícias' | Agência Assembleia
Foto original

O programa 'Café com Notícias', da TV Assembleia, recebeu, nesta terça-feira (15), o secretário de Estado de Monitoramento de Ações Governamentais, Alberto Bastos, para falar sobre otimização de gastos na aplicação de políticas públicas.

"A principal palavra da Secretaria de Monitoramento de Ações Governamentais é otimização de recursos públicos. A nossa ideia é buscar não somente o aprimoramento da política pública, mas como fazê-la de uma maneira que seja mais econômica", explica Alberto Bastos sobre o papel da secretaria.

As formas de alcançar essa otimização, segundo Alberto, é por meio do detalhamento do plano de ação para execução daquela política pública, de alternativas de ações semelhantes em outras unidades da federação. É analisado se houve êxito, quais foram os gastos, quais as dificuldades enfrentadas na execução e, após essa análise, é feita uma apresentação ao governador do Estado com as sugestões para aprimoramento e execução efetiva.

Alberto falou ainda sobre o papel da pasta em busca de boas práticas de aplicação de políticas públicas em outras cidades e estados, a fim de que possam ser desenvolvidas no Maranhão.

"A gente busca sempre aquele programa ou projeto que já esteja em curso há pelo menos um ou dois anos, para que a gente consiga extrair o máximo de informações e verificar quais foram os erros, para não repeti-los".


Banner