Yglésio participa de seminário sobre conservadorismo na política brasileira e maranhense

De acordo com parlamentar, o debate é importante, uma vez que a diversidade e pluralidade são princípios democráticos diretamente associados à liberdade de expressão

icone-whatsapp
Agência Assembleia
06/10/2023 18h02 - Atualizado em 24/11/2023 08h18

Yglésio participa de seminário sobre conservadorismo na política brasileira e maranhense
Seminário ‘Conservadorismo na política brasileira e maranhense’, realizado no auditório Fernando Falcão, nesta sexta-feira | Agência Assembleia
Foto original

O deputado Yglésio Moyses (PSB) participou, na tarde desta sexta-feira (6), do seminário ‘Conservadorismo na política brasileira e maranhense’, realizado no auditório Fernando Falcão. De acordo com ele, o debate é importante, uma vez que a diversidade e pluralidade são princípios democráticos diretamente associados à liberdade de expressão.

“Mais do que garantir a existência de diferentes partidos, o pluralismo político reconhece que a sociedade é formada por diversos grupos que possuem ideias diferentes”, afirmou.

A programação contou com a presença do advogado Diogo Gualhardo Neves; do coronel do Exército José de Ribamar Monteiro Segundo e do presidente do partido Novo, Leonardo Arruda. Participaram, ainda, militantes e dirigentes nacionais, estaduais e municipais de partidos de direita de várias regiões do estado.

Na oportunidade, Diogo Gualhardo, que lembrou os 35 anos da Constituição Federal, também falou sobre a crise do presidencialismo de coalizão.

"Na maior parte das vezes, quando nos deparamos com este tema, entendemos que se trata de uma forma de viabilizar a governabilidade por meio de uma troca de favores na política. Mas, não é tão simples assim. As coalizões governamentais podem ser definidas como acordos em que os partidos políticos e seus líderes concordam em compartilhar recursos políticos com o objetivo de alcançar resultados em comum", explicou o advogado.

Ele também destacou que uma das características do sistema presidencialista é não haver distinção clara entre o chefe de Estado e o chefe de governo. Além disso, ambos os cargos se concentram na figura do presidente.


Banner