Especialista trata sobre saúde mental para o Enem no programa ‘Diário da Manhã’

Professora Ivana Andrea Dias Ramos é especialista em psicologia, docência superior e gestão em educação especial. Exame Nacional do Ensino Médio acontece no dia 5 de novembro

icone-whatsapp
Agência Assembleia
11/10/2023 13h48 - Atualizado em 11/10/2023 16h11

Especialista trata sobre saúde mental para o Enem no programa ‘Diário da Manhã’
Professora Ivana Andrea Dias Ramos durante entrevista ao jornalista Ronald Segundo, no ‘Diário da Manhã’ | JR Lisboa
Foto original

CLIQUE AQUI E ASSISTE À ENTREVISTA

O tema saúde mental para o Enem foi tratado pela professora Ivana Andrea Dias Ramos, especialista em psicologia, docência superior e gestão em educação especial, em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, da Rádio Assembleia (96,9 FM), nesta quarta-feira (11). O Exame Nacional do Ensino Médio acontece no dia 5 de novembro.

Na conversa com o apresentador Ronald Segundo, a especialista alertou que os alunos precisam saber controlar a ansiedade e o estresse, que são companheiros de quase todos os que enfrentam esse tipo de desafio.

“O que impacta negativamente o psicológico no Enem é a falta de metas realistas, que impede o aluno de ter uma visão clara do que deseja alcançar e manter a motivação e o foco nos estudos. Essa situação deixa o jovem perdido, com o sentimento de sobrecarga. O importante é que, quando o aluno está com a saúde mental em equilíbrio, a capacidade de concentração, memória e aprendizado melhoram”, explicou.

De acordo com a especialista, ao cuidar da saúde mental, o aluno consegue manter o foco por tempo maior para uma preparação efetiva para o Enem, resultando em maior produtividade nos estudos, melhor aproveitamento do tempo dedicado e maior capacidade de concentração. Segundo ela, estudar com qualidade é melhor do que estudar por muitas horas.

“É fundamental a saúde mental, mas o uso de tecnologia, como celular, em demasia, prejudica, e falo da saúde mental com um todo. Toda tecnologia que era para ser a favor, termina prejudicando, levando a crises de ansiedades e transtornos. Quando isso é em demasia, tem que procurar um profissional, principalmente na adolescência”, alertou.

Ivana Andrea Dias Ramos disse, ainda, que o período de preparação para enfrentar as provas é estressante, pois envolve uma carga intensa de estudos, expectativas e pressão de diversos lados. Para lidar melhor com as demandas e desafios, o aluno pode reservar alguns minutos do dia para praticar técnicas de relaxamento que ajudem a reduzir o estresse e a ansiedade.


Banner