Yglésio critica bonificação em nota do Enem por região em que aluno concluiu o ensino médio

Deputado informou que protocolou um projeto de lei para coibir a incidência de fraudes no processo com esse tipo de bonificação

icone-whatsapp
Agência Assembleia
09/11/2023 13h17 - Atualizado em 09/11/2023 15h48

Yglésio critica bonificação em nota do Enem por região em que aluno concluiu o ensino médio
Deputado Yglésio Moyses criticou bonificação de até 20% sobre as notas do Enem, concedida pela UFMA | Miguel Viegas
Foto original

O deputado Yglésio Moyses (PSB) criticou, na sessão plenária desta quinta-feira (9), a bonificação de até 20% sobre as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), concedida pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), tendo como parâmetro a região em que o aluno concluiu o ensino médio. Segundo o parlamentar, a bonificação nesse sentido facilita fraudes no processo.

“É absurda essa questão de bonificação, de até 20% para o aluno, de acordo com a região que ele ocupa. O cara que estudou um ano no Piauí, por exemplo, é maranhense, fez o terceiro ano, no Piauí, ele já está completamente fora do páreo aqui no Maranhão. Por quê? Porque tem uma bonificação absurda de 20%. O cara passa na USP e não consegue passar na UFMA de Pinheiro, no mesmo Enem. Então, tem essa distorção significativa. Isso precisa ser revisado de maneira urgente”, criticou o deputado.

Yglésio Moyses informou, ainda, que protocolou um projeto de lei para coibir a incidência de fraudes no processo com esse tipo de bonificação.

“O projeto prevê que todas as escolas precisam publicar os seus diplomas, a relação de alunos que terminam o terceiro ano, o ensino médio, no Diário Oficial, para que se faça cruzamento desses dados e desses diplomas, para a gente reduzir essa possibilidade de fraude”, afirmou o parlamentar. 


Banner